Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

12 de julho de 2025

Curso de Inverno aprofunda o tema Sinodalidade

27/06/2025 . Notícias da Diocese

A XXIV Edição do Curso refletiu a caminhada sinodal da Igreja, a partir dos Documentos do Concilio Vaticano II e os 60 anos da Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Belo Oriente, recebeu de forma inédita o Curso de Inverno da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano. A XXIV edição do Curso foi entre os dias 19 e 21 de junho e teve como tema “Igreja que caminha, resistindo nos trilhos da Esperança” e como Lema “Somos povo de Deus” (1 Pd 2,10).

Com a assessoria do Padre José Geraldo de Melo, Pároco da Paróquia Cristo Rei de Ipatinga e Vasco Lagares, assessor das CEBs, os cursistas aprofundaram sobre os documentos produzidos durante o Concilio Vaticano II, a caminhada sinodal da Igreja, a recepção destes documentos na realidade brasileira e latino-americana, até chegar no Documento Final do Sínodo sobre a Sinodalidade: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão. Os 60 anos da caminhada da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano foi integrado ao Tema principal do Curso, uma vez que a história desta Diocese está ligada ao processo de recepção das definições do Concílio, bem como o seu processo de implementação.

Para discutir a realidade atual, em sintonia com a temática abordada pelos assessores, foram desenvolvidas oficinas com os seguintes conteúdos: Oficio Divino das Comunidades, Leitura Popular da Bíblia, Controle social das Políticas Públicas, Comunicação, O Magistério do Papa Francisco e a Pastoral do Povo de Rua.  A partir das discussões das Oficinas foram elencados os seguintes compromissos:

  1. Estimular as Comunidades, Pastorais, Movimentos e Serviços a prática da Oração do Oficio Divino das Comunidades em nossas famílias. Promover formação sobre o Oficio Divino em nível Regional e Diocesano;
  2. Promover a animação bíblica da pastoral, estimulando o surgimento de novos Grupos de Reflexão, fortalecendo os que já existem. Apoiar o CEBI. Fomentar a ligação Fé e Vida. Participar dos encontros paroquias e regionais dos Grupos de Reflexão.
  3. Acompanhar e fazer incidência no ciclo das politicas públicas em nossos municípios. Participando do processo de identificação de demanda, colocar esta demanda na agenda pública, promover sua inserção no orçamento municipal e acompanhar e fiscalizar sua execução. Participar de audiências públicas, sessões nas Câmaras Municipais, reunião de conselhos de direitos e Conferências Municipais.
  4. Promover a disseminação do Diretório de Comunicação da igreja no Brasil, Documento 99, com formação para os coordenadores e agentes de pastorais. Promover capacitação para as comunidades paroquias e pastorais sobre o processo de comunicação pastoral.
  5. Promover o fortalecimento das ações da Pastoral do Povo de Rua, fortalecendo sua organização, sua sustentabilidade, de forma a contribuir para: doação de alimentos, escuta qualificada das pessoas, celebração da Palavra. Apoiar projetos voltados para a população em situação de rua como: bibliotecas nas praças, escuta, banho, construção de projeto de vida.

No encerramento do encontro foi anunciado que em 2026 o XXV Curso de Inverno será acolhido pela Paróquia São José, em São José do Goiabal.