20 de abril de 2024

Curso de Formação – Carta de Paulo aos Gálatas

02/08/2021 . Notícias da Diocese

Nos dias 31 de julho e 01 de agosto, foi realizado no Centro Pastoral São Francisco de Assis da Paróquia Cristo Libertador, o Curso de Formação – Carta de Paulo aos Gálatas – promovido pelo CEBI Vale do Aço.

Providencial, o curso teve como objetivo colaborar com o processo comunitário de leitura bíblica, tendo em vista que em setembro, celebraremos o cinquentenário de realização do mês da Bíblia no Brasil, e neste período, iremos refletir a Carta de São Paulo aos Gálatas, com o Lema “Pois todos vós sois UM em Cristo Jesus (Gl 3,28). Um livro que nos convida a viver novas relações em nossas comunidades, a compreender como nossa adesão à Cristo, por meio do Batismo, nos trona “novas criaturas”.

O encontro contou com a participação de 50 pessoas, vindas de diversas paróquias de nossa Região Pastoral, seguindo todas as regras sanitárias, distanciamento e cuidados, e com a Assessoria de Vânia Fonseca (CEBI-BH) e Denis Wilson (CEBI-Passos). Vânia e Denis desenvolveram o tema do mês da Bíblia a partir do texto base e cartilha preparados pelo CEBI-MG, “Espaço Bíblico Região Centro” – Carta aos Gálatas: Evangelho segundo Paulo, para todos os tempos.

Na oportunidade, os participantes encontraram um Apóstolo Paulo que caminhou pelas periferias das cidades de seu tempo, fundando comunidades. Dentre estas comunidades estão as que se localizavam na Galácia. Eram comunidades abertas a todos e todas que desejavam aderir ao Evangelho de Jesus Cristo, enfrentando diversos desafios para viver sua fé, sendo vitimas de perseguição não apenas do segmento político de seu tempo, mas também do poder religioso e econômico.

Compreender como eram as comunidades da Galácia, as suas dificuldades, os seus problemas, seus sonhos, nos ajudam a compreender como suas comunidades acolheram o Evangelho e as razões pelas quais Paulo escreveu sua Carta.

Na Carta aos Gálatas, somos chamados a atualizar um importante testemunho: “todos os cristãos são filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo, porque todos foram batizados e se vestiram de Cristo. Então, a) não há judeu nem grego; b) não há escravo nem livre; c) não há homem e mulher; pois todos são UM só em Cristo Jesus (Gl 3,26-28)”.

Confira as fotos desses dias: