25 de abril de 2024

Cristo ressuscitou, aleluia!

13/04/2020 . Notícias da Diocese

A manhã de domingo de Páscoa foi celebrada com muita alegria na Paróquia Nossa Senhora da Penha. Às 07h o Pe. Ueliton Neves presidiu a santa missa no Santuário São Geraldo. Em sua homilia recordou a centralidade da celebração pascal e disse que a vitória de Cristo sobre o mal e a morte é também a nossa vitória. Disse ainda que é preciso acolher esta vida nova que renova nossa esperança e nos retira das trevas do pecado e da morte. Sobre o Evangelho disse que celebrar a ressurreição de Cristo também nos compromete para com a vida, que é dom e compromisso, e que precisamos ser “apóstolos da ressurreição” a exemplo de Maria Madalena que, ao deparar com o sepulcro vazio, imediatamente anunciou a Pedro e ao Discípulo amado.

Após a santa missa de Páscoa, Pe. Ueliton iniciou o momento de adoração a Jesus Sacramentado e, logo em seguida, saiu por ruas das comunidades urbanas de nossa Paróquia. Mesmo com o tempo nublado e, por alguns momentos de chuva, as famílias não mediram esforços para enfeitar suas ruas e casas para a passagem do Santíssimo Sacramento. Foi uma linda demonstração de amor e de fé, uma verdadeira Igreja em Saída, onde todos puderam fazer a sua adoração em suas casas, o que no momento não se é possível em nossos Templos. Enquanto o Santíssimo passava cada olhar, muitos envoltos em lágrimas, cada sorriso, demonstrava a fé e a alegria de poder celebrar de tal modo a Páscoa do Senhor Jesus. Foi lindo. Foi tudo muito maravilhoso. Deus é bom.

Assim como foi feito na sexta-feira santa, todos tiverem também na manhã deste domingo um lindo gesto de solidariedade doando alimentos não perecíveis para os nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis pelos problemas do tempo presente.

Celebrar a Páscoa é assim. É ser capaz de mudar; é partilhar a vida na esperança; é lutar para vencer todo o sofrimento; é dizer sim ao amor e à vida; é investir na fraternidade; é lutar por um mundo melhor; é vivenciar a solidariedade; é ajudar mais gente a ser gente; é viver em constante libertação; é crer na vida que vence a morte; é renascimento, é recomeço, é ressurreição.

Gratidão a todas as famílias que tão bem enfeitaram suas ruas e casas. De igual modo agradeço a todas as comunidades que tão bem enfeitaram todas as Igrejas de nossas comunidades urbanas Gratidão a todas as equipes que não mediram esforços para nos ajudar na organização desta semana, preparando com muito carinho cada detalhe de nossas liturgias, assim como também aos que nos ajudaram na coleta dos alimentos não perecíveis.

Obrigado a todos pela linda e abençoada semana santa que tivemos. Embora diferente de como temos o costume de celebrar, não celebramos como menos fé, pelo contrário, celebramos ainda mais fortes e unidos, mesmo que não no mesmo lugar.

FELIZ E SANTA PÁSCOA!

Pe. Ueliton Neves da Silva