26 de julho de 2024

COPADI apresenta assessorias diocesanas e encaminha reformulação do Conselho

01/12/2020 . Notícias da Diocese

O Conselho de Pastoral Diocesano (COPADI) da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano foi reunido no último sábado (28/11), entre 08h30 e meio-dia, pela plataforma Microsoft Teams. O encontro estava previsto para ocorrer de forma presencial na Paróquia Cristo Libertador, em Ipatinga, mas diante do aumento de casos de Covid-19 no Vale do Aço, a reunião foi realizada de forma virtual.

Dois principais pontos de pauta foram apresentados para a apreciação dos participantes. O primeiro deles, a apresentação da proposta diocesana das Comissões e suas respectivas Assessorias para a implantação do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora e Pastoral, aprovado pela 20ª Assembleia Diocesana de 2019.

Também foi discutida a proposta de reorganização e composição do COPADI, dos atuais 50 a 55 representantes, de acordo com o Livro da Caminhada (n. 405), para algo próximo de 25 representantes, mantendo os critérios propostos no mesmo Livro da Caminhada (n. 406) para as próximas reuniões, o que ainda exige mais estudos e sugestões para que a mudança seja oficialmente determinada.

A reunião do COPADI foi organizada pelo Secretariado Diocesano, apoiado pelos Secretariados Regionais de Pastoral, e também contou com a participação do coordenador diocesano, padre José Geraldo de Melo, e do bispo diocesano, dom Marco Aurélio Gubiotti.

A próxima reunião está agendada para fevereiro do próximo ano, ainda dependendo dos novos números da pandemia de coronavírus e da possível chegada de uma vacina para ser confirmada se será realizada virtual ou presencialmente.

Peterson Machado