03 de maio de 2024

Conselho Presbiteral realiza encontro Pré-Sinodal

04/04/2022 . Notícias da Diocese

Vivenciando a fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023, onde toda a reflexão parte do tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, com enfoque no sentido de “caminhar juntos”, assim como todas as instâncias diocesanas envolvidas neste processo de escuta, os padres membros do Conselho Presbiteral da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, junto ao bispo diocesano, se reuniram no dia 30 de março na ARPAS, em João Monlevade, para também dar a sua contribuição.

O texto bíblico iluminador de todo o processo é do Evangelho de São Lucas, que traz a narrativa “dos discípulos de Emaús” (Lc 24,13-34): Jesus se aproxima dos discípulos, caminha lado a lado com eles, escuta as suas dúvidas e se faz escutar, numa relação de empatia e de proximidade.

Ao final do processo de escuta, reflexão e partilha, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, realizou a oração de envio agradecendo a todos os clérigos de nossa diocese, representados neste conselho, que estão envolvidos e empenhados no processo sinodal.

O encontro diocesano pré-sinodal acontecerá no dia 14 de maio, na Paróquia Cristo Libertador, em Ipatinga, com representações dos leigos e leigas das 51 paróquias da diocese e dos clérigos.

Que a sinodalidade seja uma prática eclesial, num processo de conversão pastoral e no desejo de sempre caminhar juntos, como povo de Deus em ação, para uma Igreja em saída.

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação