O Conselho de Pastoral Regional 3 (COPAR3) da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se reuniu no sábado, 4 de março, no Salão São Geraldo na Co-Catedral em Cel. Fabriciano.
Vale lembrar que a função desse conselho é avaliar, refletir, articular e deliberar a caminhada de sua respectiva região pastoral. Também assessora os vigários episcopais e todos os que exercem o ministério de coordenação em âmbito regional.
Na oportunidade, foi apresentado pela Edna Oliveira, secretaria deste Regional, Pe. Uildes Flávio Assis, pároco da Paroquia Cristo Libertador em Ipatinga, o novo Coordenador Regional de Pastoral da Região Pastoral III.
Apos a oração inicial os dezesseis pontos de pauta foram apresentados para a apreciação dos participantes. Entre eles a avaliação da abertura Regional da Campanha da Fraternidade 2023 na Paroquia São Geraldo Magela em Ipatinga, a Audiência Pública sobre a CF dia 23/3 pela Conceição Toledo e Pastoral da Pessoa em Situação de Rua pelo Diácono Elias Pereira da Silva.
Conceição Toledo (ERAC) falou também sobre a Formação da Comissão Bíblico Catequético. Edna comentou também do evento, 24 horas para o Senhor que está previsto para acontecer nos dias 17 e 18 de abril na Paróquia Senhor do Bonfim.
Já a Marleny Bonifácio da Comissão das Pastorais Sociais, comentou sobre o Dia Internacional da Mulher, da Formação e Reunião Diocesana das Pastorais Sociais, CEBs, Grupos de Reflexão, Ecumenismo, Missão e Ecumenismo na Paróquia Cristo Libertador – Ipatinga dia 25 de março e do Dia do trabalhador. Reforçando a fala da Marleny, Leonor Peres da Dimensão Ecumênica, falou do ato Ecumênico e do Curso de Inverso que acontecera no feriado de Corpus Christi em São Domingo do Prata.
Vilton Cantarino Silva, da PASCOM, fez o convite para o Laboratório de Formação Regional sobre Fotografia que vai acontecer em dia 22 de abril na Paróquia São Geraldo Magela em Ipatinga.
Cida Jeremias falou sobre o Teatro da Paixão de Cristo que acontece na sexta-feira da Paixão no Parque Ipanema e pediu apoio das paroquias.
Edna comentou sobre a Pastoral da Acolhida, Brígida sobre a Pastoral da Pessoa Idosa, finalizando a pauta com a Maria Célia (Pastoral Carcerária) falando da sobre a situação dos presos em Fabriciano.
As reuniões do COPAR é organizadas pelo Secretariado Regionais de Pastoral, no caso aqui da Regional 3 pela Edna Oliveira que pede que toda formação deve ser comunicado com 30 dias de antecedência antes de fazer a carta e indicar o local pois pode atropelar datas do calendário diocesano.
Participaram dessa reunião: Pe. Pascifal José do Nascimento, Vigário Geral, Padre Márcio Rodrigo Mota, Coordenador Diocesano de Pastoral. Padre Cleverson Francisco da Silva Pinheiro, Administrador Paroquial – Paróquia de Sant’Ana e Assessor Diocesano das Novas Fundações e o diácono permanente Luiz Sales Luzia, representante da Escola Diaconal.
A próxima reunião está agendada para 03 de junho.
Confira algumas fotos deste dia:
Texto: Pastoral da Comunicação