Conhecendo a Pastoral da Comunicação (PASCOM)

03/03/2021 . Notícias da Diocese

Caso alguma vez já tenha ouvido falar sobre Pascom, deve ter ficado curioso, não? Principalmente hoje, que estamos ouvindo esse termo com mais frequência em nossa igreja. A Pastoral da Comunicação é uma pastoral que está a serviço de todas as pastorais e movimentos, com a função de auxiliar e melhorar a comunicação com toda a sociedade, utilizando todos os meios de comunicação disponíveis. É a pastoral do ser/estar em comunhão. O objetivo da Pascom é fazer com que todas as Pastorais, Movimentos e Comunidades melhorem a sua relação intrapessoal e interajam com todos os meios de comunicação que estão à disposição. A Pascom deve facilitar, com uso de recursos e instrumentos, acessibilidade de informação, tanto no interior quanto no exterior da comunidade.

Se você ainda não conhece o trabalho da Pascom, com certeza tem ouvido muito este nome desde o início do ano de 2020, quando iniciou a pandemia. Durante todo o tempo em que nossas igrejas estavam sem a presença dos fiéis, lá estavam os agentes da Pascom, se esforçando para que a Santa Missa que é o momento ápice da nossa fé, chegasse até a sua casa através das transmissões ao vivo. Tantos outros momentos de oração, Adoração ao Santíssimo e formações chegaram até você através deste incansável trabalho desenvolvido pela Pascom.

Todo este tempo de isolamento social que estamos enfrentando desde março de 2020, fez com que essa pastoral que não era tão conhecida, tornasse indispensável para a vida de fé de tantos fiéis católicos. Com o tempo, talvez não da forma como esperávamos, mas com muito esforço e dedicação a Pascom tem ganhado seu lugar como uma importante pastoral na igreja em meio aos critãos.

Mesmo agora, no atual cenário, já com a presença de fiéis nas nossas Igrejas, ainda se faz muito necessário e importante a presença dos agentes da Pascom em todas as paróquias, para que estes ajudem as Pastorais e Movimentos a comunicarem.

Rayane Cristina Dionísio
Coordenadora Paroquial da PASCOM