Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

04 de dezembro de 2022

Conheça a história do Padre Ermelindo Ribeiro

18/11/2022 . Notícias da Diocese

Francisco Ermelindo Ribeiro (Padre) – (Prefeito de Jequeri/MG) – Nasceu em Jequeri – MG, no dia 26/10/1893. Aprendeu, desde criança, a discernir e a dar o justo valor às coisas que passam e a privilegiar os valores duradouros da fé e da solidariedade. Um jovem com uma vocação marcante para a vida sacerdotal, de que nem mesmo ele suspeitou nos primeiros anos de sua mocidade. Mas como aconteceu com São Francisco de Assis, a reviravolta foi definitiva. Aos 22 anos, formou-se em direito, onde exerceu a profissão de advogado em Jequeri.

No mesmo ano de sua formatura resolveu entrar no seminário da Arquidiocese de Mariana, onde foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1916, na Catedral da Sé em Mariana-MG, pela imposição das mãos de Dom Helvécio Gomes de Oliveira. Foi designado para a Paróquia São Sebastião da cidade de Raul Soares. Foi indicado pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Milton Campos, para assumir como 1º Prefeito de Jequeri, no dia 30 de Janeiro de 1931. Depois de ter passado por algumas paróquias, em 1959 foi mandado para São José do Goiabal/MG, encontrando a cidade em pé-de-guerra, por motivos políticos, já que o padre que o antecedeu era ativista. A cidade estava dividida em dois grupos, onde havia muita ofensa, brigas e perseguições.

Mas, com a chegada de Padre Ermelindo, tudo se acalmou, ele conseguiu unir a cidade como em um passe de mágica, ou um milagre. Padre Ermelindo morreu em 09/09/1962 no hospital siderúrgico de João Monlevade, onde se encontrava em tratamento. Foi sepultado em São José do Goiabal em um local por ele há muito tempo escolhido. Há um fato de que do seu túmulo sai uma água milagrosa e, desde que tal notícia se espalhou, São José do Goiabal tornou-se conhecida e passou a ser manchete de reportagens, tornando-se o maior centro peregrino da região.

Fonte: https://psaojosedogoiabal.com.br/historia-de-padre-ermelindo/

Foto: https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/sao-jose-do-goiabal/tumulo-do-padre-ermelindo