23 de abril de 2024

Comissão de Meio Ambiente se reúne em Mariana

17/12/2021 . Notícias da Diocese

Na última quinta-feira, 16 de dezembro, a Comissão de Meio Ambiente da Província Eclesiástica de Mariana se reuniu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e foi acolhida com carinho pelo Pe. Marcelo Santiago.

A reunião teve em sua pauta, temáticas como a reflexão e avaliação das lutas, desafios e possibilidades da Comissão em cada uma das quatro dioceses que compõe a Comissão (Arquidiocese de Mariana, Diocese de Caratinga, Diocese de Valadares e Diocese de Itabira Coronel Fabriciano), a Rede Igreja X Mineração, a 5ª Romaria das Águas e da Terra, o Instituto Pe. Nelito Dornellas, e também foi oportunidade para o planejamento e calendário, articulação e fortalecimento das Comissões nas Dioceses que a compõe.

Neste dia, refletimos que a violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que “geme e sofre as dores do parto” (Rm 8, 22).

Ao final das reflexões e articulações, todos saíram, uma vez mais, com a esperança de formar uma rede solidária de amor e compromisso com a casa comum.

Confira algumas fotos deste dia: