29 de março de 2024

Comissão das Pastorais Sociais da Região Pastoral III é realizada em Ipatinga

11/04/2022 . Notícias da Diocese

No último sábado, 9 de abril, de 8h às 16h, foi realizada na Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga, a Comissão das Pastorais Sociais do Regional III.

Destinado a todos os agentes missionários das Pastorais Sociais desta região pastoral, o encontro contou com a presença de aproximadamente 100 representantes de diversas pastorais, que foram muito bem recebidos pelo Pe. Uildes Flávio, Pároco da Paróquia que acolheu o encontro, e pelo Diácono José Geraldo. Na ocasião, também esteve presente, o Pe. José Geraldo de Melo, Assessor Diocesano de Pastoral.

Em sua programação, na parte da manhã, o encontro contou com a assessoria do Pe. Thiago Rodrigues, SX, da Paróquia São Francisco Xavier em Coronel Fabriciano, que conduziu o estudo do Documento 114 da CNBB. Ao falar-nos sobre deste Documento, Pe. Thiago recordou que o escrito tem como título “E a Palavra habitou entre nós”, e que seu conteúdo é de animação bíblica da pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias.

Sobre esta oportunidade, o sacerdote destacou:

Trata-se, portanto, de em obediência e sobretudo, num sentido de comunhão, acolher esta proposta da Igreja no Brasil que prioriza as comunidades eclesiais missionárias nas suas diretrizes de ação evangelizadora refletindo-as à luz da Palavra de Deus, e encontrando nela, o seu maior fundamento, a sua dimensão fulcral, basilar”.

Já na parte da tarde, foi realizado um trabalho de grupo à luz dos pontos de meditação deste Documento, para que isso possibilitasse escolher as linhas concretas, de modo a realizar, efetivar os estímulos que vêm deste Documento nas nossas práticas pastorais, de maneira especial, as Pastorais Sociais, “de modo a potencializar a força da Palavra de Deus no nosso agir e no nosso operar como Igreja em saída, missionária e sinodal”, destacou Pe. Thiago.

Em entrevista, o assessor do Regional III das Pastorais Sociais, Pe. Nailson Mangabeira da Silva, CR, ressaltou que o encontro foi realizado, motivado pelo fato de que as pastorais sociais se encontram entre as prioridades da Diocese de 2021 até 2024, e para tanto, acrescentou: “o objetivo principal é fomentar, animar as nossas lideranças para que a gente possa juntos fazer cumprir aquilo que é prioridade”.

Sobre o trabalho das Pastorais Sociais no tempo de pandemia, Pe. Nailson esclareceu que após um bom tempo com os encontros online, aos poucos os encontros presenciais estão sendo retomados gradativamente, mas com toda a cautela e mantendo todos os cuidados básicos.

Confira algumas fotos deste dia:

Por Ademir Lourenço
Pastoral da Comunicação (Pascom)