04 de maio de 2024

Colaboradores paroquiais do Regional 2 participam de formação diocesana

28/02/2023 . Notícias da Diocese

Visando a formação permanente, que busca contemplar três dimensões: espiritual, humana e profissional, aconteceu na ARPAS, João Monlevade, no dia 28/02, de 8h as 16h, a Formação diocesana para colaboradores paroquiais. Presença de todas as 13 paróquias da região 2. A formação iniciou com a celebração eucarística presidida pelo Pe. Gustavo da Silva Alves, Coordenador Regional de pastoral e concelebrada pelo Pe. Adriano Mendes de Pinho, Chanceler da Cúria Diocesana.  Em sua homilia Pe. Gustavo ressaltou a importância da secretaria paroquial na escuta e acolhida aos que chegam…após a missa seguiram para o café, seguindo depois para o salão onde ocorreu a formação. Iniciando com a acolhida bem interativa conduzida pela Diolina, secretária da cúria. Na ordem do dia, Pe. Adriano realizou uma dinâmica de integração, socialização, autoconhecimento, visando melhorar o acolhimento, as relações internas e externas das paróquias. Seguindo a proposta de formação, Ir. Silvia e Diolina trabalharam a identidade eclesial com o tema: A Diocese na ação evangelizadora e pastoral e a relação com a paróquia. Foi compartilhada mensagem de Dom Marco por áudio aos Colaboradores paroquiais os motivou a serem Missionários da aproximação e acolhida.

Foi feito um trabalho em grupo com iluminação de textos bíblicos, elencando a importância de cada um na vida da Igreja, pois seu trabalho faz a diferença na vida das Paróquias, na vida dos Párocos e da Comunidade Paroquial como um todo. Somos uns pelos outros sempre.

As 12h aconteceu intervalo para o almoço, retornando as 13h 30 para um momento com Pe. Eferson  Dionísio Ramos Andrade, vigário judicial  e Silvia Valadão, secretária da subcúria para  sanar dúvidas sobre Matrimônio, ouvir questionamentos e garantir maior qualidade na gestão, organização e preenchimento dos processos que são de responsabilidade das paróquias, além de propiciar uma formação para os secretários paroquiais numa perspectiva cristã e humanista.