20 de abril de 2024

Clero em formação: por uma Igreja Sinodal

27/09/2022 . Notícias da Diocese

O clero da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano esteve reunido entre os dias 21 e 23 de setembro, na Casa de Retiros no Recanto das Mangueiras, no município de Coronel Fabriciano, para a Formação do Clero. Oportunidade de estudo e reflexão, o encontro teve a assessoria do Pe. Francisco Aquino Júnior, mestre e doutor em Teologia, professor da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte – CE. O conteúdo da reflexão foi sobre o processo de reflexão e conversão sinodal da Igreja.

A expressão “sinodalidade” tem se tornado cada vez mais uma categoria eclesiológica central e decisiva no processo de renovação da Igreja.  Embora as expressões “sinodalidade” e “Igreja sinodal” não apareçam nos debates e textos conciliares, têm aí sua fonte e seu fundamento. Elas surgiram e foram ganhando espaço no processo de recepção conciliar, particularmente no que se refere à revalorização e à retomada de assembleias e dinamismos sinodais. O substantivo “sinodalidade” e o adjetivo “sinodal” derivam da palavra “sínodo” que significa literalmente “caminhar juntos”. Seu significado eclesial é marcado por uma tensão entre um duplo aspecto, cujo sentido e cuja dimensão variam muito de abordagem para abordagem. Por um lado, indica tanto evento eclesial (sínodo) quanto dinamismo eclesial (sinodalidade). Por outro lado, quanto à sua abrangência, refere-se tanto ao episcopado (sínodo dos bispos – colegialidade episcopal) quanto ao povo de Deus em sua totalidade (sínodo eclesial – comunhão e corresponsabilidade eclesiais).

“Ela expressa e indica o ‘caminhar juntos’ de todo o povo de Deus na diversidade de seus carismas e ministérios. Trata-se, no fundo, de uma retomada e de um aprofundamento da eclesiologia conciliar, desenvolvida a partir e em torno da categoria ‘povo de Deus’. Não sem razão, muitos autores têm falado de uma nova etapa no processo de recepção conciliar com o Papa Francisco. Para ajudar na compreensão dessa expressão/categoria eclesiológica, retomaremos o processo de renovação eclesial desencadeado pelo Concílio Vaticano II e mostraremos como esse processo é retomado e aprofundado por Francisco em termos de sinodalidade, explicitando seu sentido e alcance e seu fundamento teológico-eclesiológico”, afirmou o Pe. Francisco Aquino Júnior

Confira algumas fotos deste momento:

Pe. Ueliton Neves da Silva
Assessor Diocesano de Comunicação