19 de abril de 2024

Celebrando a vocaçao do catequista na Região Pastoral II

31/08/2020 . Notícias da Diocese

O dia do Catequista em nossa Região Pastoral II nos últimos anos tem sido marcado pela alegria contagiante do encontro significativo de catequistas de todas as 13 paróquias que a compõe. Este ano, a nossa realidade mudou este cenário, cada paróquia dentro de sua realidade diante dos Decretos municipais de Saúde priorizou a presença dos catequistas nas missas do fim de semana.

Eu tive a graça de participar a Convite de nosso Vigário Episcopal, Pe. Marco José, como Coordenadora Regional, de uma das missas celebradas com os catequistas na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Participei da missa das 19 horas , dia 28 de agosto, Sexta- feira. Foi uma noite especial celebrando a Vocação de Ser Catequista. Missa restrita com número limitado, distanciamento, máscara, diferente dos último anos…, Mas uma certeza sentida, experienciada com o pequeno grupo, um grande ardor em celebrar a Eucaristia, zelo e alegria que os olhares transmitiam por podermos estar juntos celebrando o Essencial “O Amor”. O Amor que nos motivou a assumir a vocação de fazer Ecoar a Palavra, a encantar corações a encontrar-se com Cristo e querer a cada dia viver em maior profundidade este Amor… Uma bela Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Marco José, Vigário Episcopal da Região Pastoral 2 e concelebrada pelo Pe. Carlos Jorge Teixeira.

Para que todas as catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição pudessem participar,as catequistas foram agrupadas de acordo com as comunidades próximas. Sendo assim, Pe. Marco José celebrou também na Comunidade Santa Rita, as 8 horas do dia 29 e na Comunidade São Vicente no dia 30.

Papa Francisco diz que o catequista “é aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-la nos outros. É belo isto: fazer memória de Deus”.

O final de semana foi de celebrações nas demais comunidades de todas as Paróquias do Regional rendendo graças pela Vida e Missão do Catequista em sintonia com toda diocese… Gratidão ao Senhor da Messe por me fazer Catequista e Zelar cuidadosamente minha vida e missão. Gratidão a todas as catequistas que neste tempo de desafios, se esmeram em criatividade e amor, mantendo-se firme no caminho do discipulado-missionário de Jesus.

Fonte: Emana