19 de abril de 2024

Celebração de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora da Penha em Itabira

15/06/2020 . Notícias da Diocese

Na última quinta-feira, dia 11 de junho, celebramos a Solenidade de Corpus Christi. Neste ano um pouco diferente de como temos o costume de celebrar.

Às 08h o Pe. Ueliton Neves, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, presidiu a santa missa na Igreja Matriz, a qual foi concelebrada pelo Pe. Edson Vander, vigário paroquial e pelos seminaristas da Paróquia, Júlio e Kayron.

Em sua homilia o padre falou da importância desta celebração e destacou: “Chegará a hora em que todos poderão ir à missa. Poderão entrar em comunhão com a Santíssima Trindade, recebendo o Corpo e o Sangue de Cristo no Sacramento da Eucaristia. Mas, no momento, somos chamados a comungar nossa dignidade de filhos de Deus com nossos irmãs e irmãos descartados, desempregados, humilhados, submetidos a condições sub-humanas de existência, em desespero, por não conseguirem prover o sustento de suas famílias. Para esses irmãos, a COVID-19 diminuiu ainda mais suas expectativas e perspectivas de vida.”

E concluiu sua reflexão dizendo: “A pandemia que estamos enfrentando fez crescer, ainda mais, o número de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não conseguem suprir suas necessidades básicas ou correm risco de morrer por não conseguir atendimento médico adequado.  Que sejamos sinal da presença de Cristo vivo em nossos ambientes de convivência, sendo misericordiosos, tornando-nos referência em humanidade, em valores e práticas cristãs.”

Após a santa missa, foi dada a primeira bênção do Santíssimo Sacramento em frente a Igreja Matriz, onde os moradores, nas calçadas e janelas de suas casas, receberam a receberam. Seguindo em procissão motorizada, foi percorrido um trajeto contemplando as comunidades urbanas da paróquia. A segunda bênção foi dada em frente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Praia e a terceira e última no Santuário São Geraldo.

Devido a pandemia, os tradicionais tapetes coloridos, foram substituídos por enfeites nas janelas, portas e calçadas das casas.

Como gesto de partilha, os fieis foram convidados a doar alimentos não perecíveis e agasalhos para as famílias carentes.

A missa teve transmissão pelo auto falante da Matriz e redes sociais e a procissão motorizada pelas redes sociais.

Que Deus abençoe a todos que fizeram suas doações e enfeitaram suas casas.

Pascom paroquial

Fotos: Rayane Dionísio