Catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Penha em constante formação

29/09/2020 . Notícias da Diocese

Tema da formação: A maturação na fé e na evangelização: uma leitura do itinerário do profeta Jonas

No último sábado, 26 de setembro, foi realizado através do aplicativo Google Meet , uma formação com os catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Penha. A formação contou com a presença de vários catequistas das comunidades paroquiais. Iniciamos a nossa formação, acolhendo os participantes e em seguida rezamos a oração do Espírito Santo, para conduzir e nos fortalecer sempre.

A formação teve início às 14 horas e foi ministrado pelo seminarista Júlio César, que enfatizou a respeito do seguinte tema: A MATURAÇÃO NA FÉ E NA EVANGELIZAÇÃO: UMA LEITURA DO ITINERÁRIO DO PROFETA JONAS. Na formação, Júlio destacou os seguintes pontos pertinentes para enaltecer a nossa evangelização catequética: Quem são os profetas? ; Fatos literários que ocorrem na composição dos livros proféticos; A imagem do profeta e Quais são os traços essenciais do profeta?. A sua abordagem inicial, nos enriqueceu e nos mostrou a necessidade de estarmos atentados aos conhecimentos bíblicos em nosso cotidiano.

Ao falar do Livro de Jonas, o seminarista, apresentou a trajetória do profeta, desta maneira: A fuga de Jonas; O peixe; A pregação e A lição. Na sua palestra, Júlio, salientou que ponto central não era o profeta, mas si a misericórdia de Deus. Deixou bem claro que o medo, a dúvida, a fuga, o arrependimento, fizeram parte da vida do profeta Jonas e fazem parte das nossas vidas, relacionamentos ,vivências e convivências. A caminhada de Jonas, enquanto ser pensante, pacificador, conciliador, o levou a momentos de questionamento, distanciamento, temor, até entender qual seria contribuição para anunciar e evangelizar pessoas pela misericórdia de Deus. Segundo Júlio, Jonas passou por dias difíceis até si sentir tomado pelo arrependimento e pela graça e amor de Deus. Já confiante Jonas promove a conservação de povos, através da mensagem de Deus, que é vida, caridade, transformação e unidade.

Júlio César pontuou, que a nossa conversão parte do querer está sempre em sincronia com Deus, através da leitura orante, orações, ações e práticas em família e no cotidiano da catequese.

Encerramos a nossa formação com agradecimentos e as orações do Pai-Nosso /Ave-Maria.
Brevemente teremos novas formações para fortalecer a nossa espiritualidade e nosso intelecto. Deus abençoe a todos!

Texto: Márcia Alves Ferreira – Data: 28/09/2020
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural