28 de março de 2024

Catedral Diocesana acolhe Cerimônia de Posse de Novos padres em Funções Diocesanas

31/01/2023 . Notícias da Diocese

Na noite do último domingo de janeiro de 2023, dia 29, 4º Domingo do Tempo Comum, foi realizada, na Catedral Diocesana, em Itabira, a cerimônia de Posse do novo Reitor e novos Formadores do Seminário Diocesano São José, e do novo Coordenador Diocesano de Pastoral, da Igreja Particular de Itabira-Cel. Fabriciano.

A cerimônia ocorreu dentro da Santa Missa, que foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti. Logo no ínicio da celebração, tornaram-se públicas, através da leitura do comentarista, as provisões episcopais, que nomearam os seguintes padres para as respectivas funções:

Pe. Márcio Soares – Reitor do Seminário Diocesano; Pe. Adriano Mendes de Pinho – Formador do Seminário Propedêutico; Pe. Francis Regis – Formador Assistente do Seminário Propedêutico; Pe. Márcio Motta – Coordenador Diocesano de Pastoral.

Após a leitura, seguindo os momentos litúrgicos, previstos em uma cerimônia de posse, o Pe. Márcio se posicionou diante do altar e proferiu seu juramento de obediência ao bispo enquanto reitor prometendo execer as atividades inerentes à função de reitor, de acordo com o que pede a Santa Igreja. Posteriormente o Bispo apresentou à comunidade e acolheu cada um dos padres em suas funções com um caloroso abraço. Também a comunidade acolheu as apresentações com palmas calorosas.

Antes da aclamação ao Santo Evangelho, Dom Marco Aurélio entregou ao Pe. Márcio Soares o evangeliário e no momento da reflexão da palavra, o bispo iniciou sua homilia, agradecendo ao Pe. Francisco Guerra, que esteve à Frente da Comunidade Formativa do Seminário Diocesano pelo período de 08 anos, e que o ajudou a implantar no seminário a metodologia de ensino e formação atualmente aplicada no seminário, além de participar e coordenar importantes mudanças que impactam na vida Pastoral dos futuros padres.

Após o agradecimento ao Pe. Francisco, o bispo tbem agradeu ao Pe. Márcio Soares pelo seu sim à Diocese e à Igreja, e explicou a todos que os ritos de juramento e entrega do evangeliário foram realizados, naquele momento apenas com o Pe. Márcio Soares, porque o Seminário tem a mesma dimensão de uma paróquia. Portanto o Pe. Márcio é o pároco do Seminário. O mesmo rito será realizado com os demais padres, quando assumirem o ofício de pároco nas paróquias as quais eles assistem.

Dom Marco Aurélio também se dirigiu aos novos padres formadores, Pe. Adriano e Pe. Francis e os agradeceu por aceitarem a missão de conduzir, em comunhão com o reitor, a formação dos jovens vocaionados.

Também o Pe. Marcio Motta foi intensamente acolhido por Dom Marco Aurélio que disse contar amplarmente com seu trabalho à frente da pastoral diocesana, e o encorajou a exercer sua função com o vigor e a sabedoria daqueles que caminham rumo à santidade.

O Bispo Diocesano falou ainda da importância da participação do povo de Deus em momentos litúrgicos como o que estava sendo celebrado, pois eles são ricos da presença de Deus e além de fortalecer, também enriquecem a fé de cada um.

Um detalhe litúrgico importante e interessante de se ressaltar é que o Bispo presidiu a Santa Missa em sua Cátedral Episcopal. Fato que há muito tempo não ocorria na catedral, em função de aspectos técnicos que o impediam. Devido a estes mesmo aspectos a cátedra só era utilizada nas posses dos bispos diocesanos. É da Catedral que o Bispo Diocesano, como mestre e pastor de sua diocesana orienta o caminho diocesano dos fiéis presentes em sua Igreja Particular. (“Cátedra” é uma palavra latina que significa “cadeira”. Ela constitui o símbolo da autoridade episcopal. Quando o bispo toma posse na diocese que lhe foi confiada, ele, com a mitra e o báculo, senta-se na “cátedra” ou “cadeira episcopal”.)

Ao final da Santa Missa, Pe Márcio Soares agradeceu ao bispo pela confiança depositada nele e pediu as orações de todos para sua nova missão. Também os seminaristas agradeceram ao Pe. Francisco Guerra, antigo reitor e acolheram ao Pe. Márcio como novo reitor do seminário.

A leitura da ata de posse foi lida pelo candidato ao diaconato permanente Júlio e assinada pelo Bispo, pelos Presbíteros que assumiram as funções, e pelo Pe. Marcelino, paróco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itabira, como testemunha.

Confira aqui as fotos da Santa Missa.

Fonte: Comunicação – Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário
Fotos: Emerson Rocha – Yes!Fotografia