29 de março de 2024

Carta de Agradecimento da Cáritas Diocesana

14/02/2022 .

A Cáritas Diocesana da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano vem a público agradecer a solidariedade de todos que atenderam o pedido de doações feito pela Cáritas e Diocese às vítimas das chuvas que assolaram Minas Gerais, sobretudo os municípios que compõe nossa diocese no mês de janeiro deste ano.

A resposta ao clamor por Solidariedade foi prontamente atendida e desde a abertura da Campanha em 10 de janeiro, houve grande mobilização em todas as paróquias, doações de alimentos, roupas, água, material de limpeza e higiene pessoal atendendo prontamente todas as emergências. O trabalho realizado junto a Defesa Civil e Secretárias de assistência Social permitiu maior alcance em resposta às urgências. Mesmo as Paróquias mais afetadas além da
ajuda externa, contou com ajuda e mobilização interna da população e de seus párocos, que se mobilizaram em dar atendimento na entrega das doações recebidas e apoio espiritual aos atingidos também pela presença amiga e acolhedora. A Cáritas junto ao Secretariado está atenta e orientando as demandas surgidas. A Cáritas Regional Minas fez contato e integramos a Campanha Emergencial SOS Minas/Bahia, que também enviou cestas e recursos.

Quanto a doação em dinheiro, o arrecadado até o momento na Campanha totaliza R$52.705,90 (cinquenta e dois mil, setecentos e cinco reais e noventa centavos). Diante da demanda atual foi definido em comum acordo a aquisição de roupas de cama para tender os Municípios mais afetados, visto que a demanda de eletrodomésticos é muito grande para podermos atender. A
Cáritas já está providenciando a compra para atender os mais vulneráveis. Tendo em vista que sempre vão existir emergências e que a fome é uma constante em nossa realidade, o Comitê Diocesano votou para tornar a Campanha em Campanha Emergencial Permanente, mantendo um fundo para as eventuais urgências que podem surgir.

Como nos diz sabiamente o Papa Francisco quando optamos pelo caminho da solidariedade, tudo floresce e o resultado é positivo para todos nós. Como família global conectada, se uma pessoa é atingida por um ato solidário, todos os outros também são retribuídos e abençoados.

Pe. Gustavo da Silva Alves