27 de julho de 2024

Caritas Diocesana realiza Assembleia Ordinária

30/08/2021 . Notícias da Diocese

A Caritas Diocesana realizou no sábado, 28 de agosto, a sua Assembleia ordinária, no Mosteiro São Domingos de Gusmão, em São Domingos do Prata. Seguindo os protocolos sanitários recomendados em função da pandemia, a Assembleia contou com a presença de agentes Caritas das 3 regiões pastorais da diocese e com a assessoria de Samuel da Silva, Renata Siviero e Carla Magalhães, da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.

A assembleia teve início as 9h com uma mística de revisão da caminhada no contexto pandêmico, acolhida e apresentação dos presentes. Em seguida Padre Elson fez a leitura do Edital de Convocação contando os seguintes pontos de pauta: Eleição e posse dos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes; Revisão Estatutária; Informes e encaminhamentos.

Aproveitando o momento e a pedido da assembleia, Carla, Consultora Jurídica da Caritas Regional Minas, apresentou a Política de Proteção Caritas e se dispôs a um estudo aprofundado da mesma em agenda a ser definida. Após ampla discussão a nova diretoria ficou assim composta:

Presidente: Pe. Gustavo da Silva Alves Vice Presidente: Pe. Elson Vital dos Reis   Secretária: Ana Maria de Sena Vice Secretária: Maria da Conceição Leite Andrade Tesoureira: Lucimere da Silva Leão Vice tesoureiro: Pe. José Marcelino Magalhaes Filho Conselho Fiscal Efetivos: Deusdeth de Souza Amorim Junior/ Fabiana Quintão de Sá/ Estaylon Santos Bandeira Conselho Fiscal Suplente: Silvia Miriam David Alves Gomes/ Bruna Rolla Braga de Castro/ Alan Peter Oliveira.

Pe. Gustavo da Silva, é jovem e com propósito de trazer novos ares, fortalecer a ação da Cáritas Diocesana e sua missão, a partir da diocese e para além de seu território, incentivando o voluntariado, no compromisso de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

“A caridade é sempre a via mestra do caminho de fé. Mas a caridade não é simples filantropia, mas, por um lado, é olhar o outro com os mesmos olhos de Jesus e, por outro lado, é ver Cristo no rosto dos necessitados. As sementes de amor que saberemos semear, com a bênção de Deus, vão brotar no presente e com o tempo vão gerar frutos de bem” (Papa Francisco).

Ana Maria de Sena
Comunicadora Popular Caritas