18 de abril de 2024

Cáritas Diocesana realiza Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização

14/03/2022 .

A Cáritas Diocesana de Itabira realizou no último sábado, 12/03, seu PMAS (Planejamento, Monitoramento, Avaliação e Sistematização) com o apoio da Cáritas Brasileira Regional Minas, através da assessoria de Elerson da Silva e Rodrigo Pires Vieira.

No primeiro momento vivenciamos a mística em que destacamos o protagonismo feminino ecoando de mulheres fortes em nossa história, além de resgatar ações marcantes das experiências pessoais, fatos estes que compuseram a vocação ou/a identidade de cada um, trazendo o contexto da escuta sinodal e Campanha da Fraternidade 2022. Acolhemos após a mística a presença do Pe. João Carlos Siqueira – Deputado Federal, Leleco Pimentel e assessores, que passaram para dar uma palavra de apoio e incentivo as ações das Cáritas.

Na ordem do dia, seguimos a avaliação das ações 2021 e planejamento das ações e assim construímos o Plano Operacional Anual (POA), com foco nos objetivos dos projetos a serem executados pela instituição para o ano de 2022, ressaltando ações para a promoção e Fortalecimento de iniciativas locais e territoriais, na construção da sociedade do bem-viver; Fortalecimento do MAGRE , no trabalho de formação, capacitação e execução de projetos para Gestão de Riscos; na integração ao movimento de fortalecimento da luta e resistência à mineração, Defesa e Promoção de Direitos, construção e controle de Políticas Públicas; Organização, fortalecimento e Sustentabilidade da rede Caritas; Promoção da Identidade e Integração do Ser agente voluntário/a da Rede Caritas.

Encerramos agradecidos a presença e assessoria de Elerson e Rodrigo, com uma bênção especial do Diretor Presidente da Caritas Diocesana, Pe. Gustavo da Silva Alves, como envio e compromisso de como agentes caritas, “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.”

Ana Maria de Sena
1ª Secretaria – Cáritas Diocesana