04 de maio de 2024

Caravana Diocesana da Saúde é realizada em Santa Maria de Itabira

30/08/2022 . Notícias da Diocese

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Santa Maria de Itabira, acolheu no sábado, 27 de agosto, na Fundação Francisco de Assis, a Caravana Diocesana da Saúde.

A Caravana da Saúde é atualmente celebrada de dois em dois anos, reunindo a Pastoral da Saúde para um dia de encontro, formação, trocas de experiências e confraternização. Neste ano, a Caravana celebrou seu jubileu de Prata, comemoração que estava prevista para 2020 e por causa da Pandemia foi adiada. Neste contexto de retomada e reestruturação tudo foi preparado com muito carinho pela Paróquia, em um processo de construção iniciado em março com o então pároco, Pe. Wilner Pierre, CICM, Diác. Seran, Norbertus Fernando, CICM, o candidato a Diácono Permanente Jairo, lideranças da paróquia envolvidas na área da saúde no município e o secretariado diocesano, Vicente Bueno juntamente com a Ir. Sílvia A. Batista, secretária da Região Pastoral I, Ana Maria, Secretariado Regional 2 e Edna do secretariado Regional 3.

O evento reuniu mais de 150 pessoas, sendo Ministros da Eucaristia que atendem a doentes, agentes de saúde, lideranças leigas, representando as 3 regiões pastorais. Presença do Pe. Matalanga Mabiala, CICM, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Pe. Marco José de Almeida, assessor da prioridade Juventudes, Pe. José Marcelino Magalhães Filho, Assessor Diocesano da Pastoral da Saúde, seminaristas do Seminário Diocesano São José: Pedro e Wellington.

Em um primeiro momento após acolhida, oração, o Secretário Vicente Bueno expôs o que é a Pastoral da Saúde. Tornou claro que a mesma tem por objetivo promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde.

Deu ênfase as dimensões: Solidária, Comunitária e Político Institucional da mesma. Após esta contextualização, a Terapeuta Ocupacional Fabiana Pimenta explanou sobre a saúde Mental de modo interativo e participativo. Toda dinâmica intermediada de maneira bem integrativa pelo candidato a Diácono Jairo. Após as palestras, os participantes foram conduzidos a diversas oficinas, para as quais foram inscritos. Sendo estas: Musicoterapia, Dança Circular, Auriculoacunpuntura, Biscuit, Reciclados, Roda de conversa/Terapia Comunitária Integrativa, Plantas Medicinais.

Ao meio dia, foi servido um delicioso e rico almoço. Após este momento, houve uma caminhada até a Igreja Matriz, e parada em frente ao hospital para um breve momento de oração. Na praça da Matriz, houve uma apresentação do Grupo Quilombola do Barro Preto. Às 15h, houve a Missa de Encerramento presidida pelo Pe. Marco José de Almeida e concelebrada pelo Pe. Matalanga.

Em sua homilia, Pe. Marco fez memória de Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes e Dom José Maria Pires, falecidos em 27 de agosto, ambos com a vida marcada por uma longa jornada de proteção aos pobres, luta pela justiça social, fé e amor ao próximo.

Lembrou a nossa responsabilidade política para que possamos promover a vida. A dimensão sócio política da Pastoral da Saúde, com participação ativa nos conselhos de direito para garantir políticas públicas. Quando o cidadão deixar de ser espectador para ser também executor, nós teremos uma nova fase na caminhada da democracia nacional. Nesta intenção, cantarolando o mantra de Dom Helder que diz “eu acredito que o mundo será melhor, quando o menor que padece acreditar no menor”, Pe. Marco frisou que quando de fato isso se tornar realidade estaremos sim promovendo a vida.

Ao final, Pe. Matalanga agradeceu a todos envolvidos e fez um desafio à Paróquia: de que a partir desta Caravana, a Pastoral se torne realidade. Nós do secretariado diocesano acreditamos também que esta Caravana é o ponto forte da retomada e restruturação da Pastoral da Saúde na Diocese.

Confira algumas fotos deste dia:

Texto: Ana Maria de Sena – Secretariado Regional 2