06 de maio de 2024

Cantata de Natal na Comunidade Senhor dos Passos

20/12/2022 . Notícias da Diocese

A Comunidade Senhor dos Passos, pertencente à Paróquia Cristo Rei de Ipatinga, apresentou a Cantata de Natal, no domingo, dia 18 de dezembro de 2022, com participação das crianças da comunidade.

O espetáculo foi apresentado pela primeira vez e o roteiro é uma iniciativa foi do Ministério de Música, baseado na história de Jesus Cristo conforme narram as sagradas escrituras.

Roseny Aparecida Abrantes, uma das autoras do projeto, conta que o espetáculo foi montado a partir do drama do sofrimento dos avós de Jesus Cristo não poderem ter filhos. Sofriam tanto, a ponto de uma oferta deles ser recusada no templo, porque a esterilidade era considerada uma maldição.

A Igreja valoriza muito a vida intrauterina, o que é retratado na Bíblia pelo encontro de Maria com sua prima Isabel, onde Jesus e João Batista participam do maravilhoso encontro de suas mães, diz Roseny. Tanto que o primeiro anúncio do nascimento de Jesus Cristo foi feito aos pastores, que seguiram a mensagem do anjo, enquanto os reis seguiram a mensagem da estrela.

Dessa forma, o espetáculo foi montado obedecendo à sequência dos fatos históricos e bíblicos. A presença do Criador, simbolizado por um anjo, para que houvesse o Salvador Jesus Cristo. A primeira cena foi a da Anunciação à Nossa Senhora. A segunda foi a que Maria vai visitar a prima Isabel e a terceira cena em que São José, dormindo, recebe a visita do Anjo, para tranquilizar o coração dele. Na sequência ele se casa com Maria para permitir o revelar o Plano de Deus.
Após o Anúncio do Nascimento de Jesus mais três cenas: o anúncio aos pastores, seres considerados impuros naquela época, porque trabalhavam com animais. Eles sequiram o anjo para encontar o Menino Jesus. O segundo anúncio aos Reis Magos, que seguiram a estrela.

Por fim a última cena com a entrada do presépio vivo com o Menino Jesus, Maria e José. Ao final de cada cena, os atores mirins dirigiam-se para seus lugares no palco, onde na sequência apresentaram as músicas natalinas, finalizando com “Noite Feliz” acompanhados de toda a assembleia.

O texto foi aprovado pelo Pároco local, Padre José Geraldo Lopes. A coordenação musical ficou a cargo do Maestro e Professor de Música Warley Rodrigues, auxiliado pelos músicos Luciano, no violino e o tecladista Hebert. Edvaldo Ribeiro Arruda foi o narrador do evento.

Os ensaios aconteceram desde o mês de outubro e os organizadores comentam da dificuldade de organizar as crianças, dos trâmites burocráticos, mas sempre puderam contar muito com o trabalho voluntário de toda comunidade que se engajou nesse projeto.

Para o próximo ano estão previstas outras atividades musicais com as crianças já batizada de “Anjos do Céu”, inseriando-as na Igreja.

Texto: José Aparecido e Roseny Aparecida Abrantes – Pascom
Fotos: Populares, ao celular