28 de abril de 2024

Campanha Permanente de Socorro da Cáritas Diocesana

17/01/2023 .

A Caritas Diocesana de Itabira junto a Comissão de Ação Transformadora e Social da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano está em campanha permanente de socorro através de arrecadações e apoio por assistência técnica aos atingidos pelas intempéries climáticas dos últimos tempos. As Chuvas de janeiro e dezembro de 2022 desalojaram várias famílias em diversos municípios de nossa diocese e infelizmente em alguns com vítimas fatais, Antônio Dias registrou 4 vítimas fatais e iniciou o ano com mais 1 morte.

A Defesa Civil, as Prefeituras, Bombeiros, Assistência Social, Exército e Cruz Vermelha têm de desdobrado em seu trabalho de atuação em ação de riscos e emergências. O povo de modo geral é muito generoso e tem se mobilizado junto às paróquias e ONGs para as Arrecadações de urgências, como alimentos, águas, roupas e outros. Mas a demanda tem crescido e há municípios em estado de emergência, tendo sofrido com repetidas “trombas d’água”, Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, São Domingos do Prata, Dionísio, Rio Piracicaba, Santana do Paraíso, João Monlevade, Nova Era…

Na formação de Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências (Magre), realizada pela Cáritas Diocesana em 16/12/2022, junto a representantes de Defesa Civil e Assistência Social de vários Municípios, definimos atuar sempre em rede. Sendo os primeiros passos da Defesa Civil, Assistência Social das prefeituras, seguidos das paróquias, denominações religiosas e ONGs diversas. Estaremos a postos e acompanhando para suprir o que for possível.

A necessidade agora além de cestas básicas material de limpeza e água é roupas de cama e banho, móveis. Reativamos a divulgação de Nossa Campanha Solidária e pedimos que nos ajudem com doações através do Depósitos Conta ou também pelo Pix.

Caixa Econômica Federal

Ag.3377/op.013