Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

04 de abril de 2025

Audiência Pública sobre a Campanha da Fraternidade é realizada na Câmara Municipal de Timóteo

01/04/2025 . Notícias da Diocese

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2025

CÂMARA MUNICIPAL DE TIMÓTEO – 27/03/2025 – 19H

A Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano esteve presente na audiência pública realizada na Câmara Municipal de Timóteo, no último dia 27 de março, para abordar o tema e o lema da Campanha da Fraternidade de 2025: Fraternidade e Ecologia Integral – “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Esse evento proporcionou aos cidadãos timotenses e convidados, católicos ou não, a oportunidade de refletir sobre um tema tão relevante e urgente, que afeta a todos em nossa Casa Comum.

Representando a Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano e conduzindo a exposição aos vereadores e munícipes, esteve presente o diácono permanente Reginaldo Amorim.

De maneira objetiva, o diácono Reginaldo apresentou os pontos fundamentais da Campanha da Fraternidade, ressaltando a necessidade de conscientização sobre a Ecologia Integral e a Fraternidade. Ele destacou ações individuais e coletivas essenciais para enfrentar os desafios da crise socioambiental.

Enfatizou, ainda, que todos somos agentes de transformação – Igreja, sociedade civil e poder público. A união entre esses setores é a chave para garantir que as preocupações levantadas no Texto-Base da campanha resultem em mudanças significativas e eficazes.

Mais do que um simples lema, o versículo “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31) é um selo de qualidade validado pelo próprio Criador. Precisamos, portanto, redirecionar nosso olhar para tudo o que foi criado com benevolência, em sintonia com uma leitura atualizada do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, da Encíclica Laudato Si’ e da recente Exortação Apostólica Laudate Deum, do Papa Francisco.

A Campanha da Fraternidade de 2025 é uma iniciativa da Igreja Católica em nível nacional, mas o convite à reflexão sobre a conversão ecológica é dirigido a todos. Não podem existir barreiras religiosas ou políticas, pois vivemos e pertencemos a um ecossistema vivo e interligado. A urgência de uma verdadeira conversão ecológica se impõe para enfrentar esses desafios e preservar nossa Casa Comum.