07 de setembro de 2024

Assembleia de Leigos elege nova mesa diretora para quadriênio 2024-2027

25/06/2024 . Notícias da Diocese

No último sábado, dia 22 de junho, a ARPAS, em João Monlevade, acolheu a IV Assembleia do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB) na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, de caráter formativo e eletivo. O encontro foi assessorado pelo secretário-geral do CNLB no Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Leonardo Henrique de Souza Moura.

Momentos de Mística, apresentação de propostas para os eixos espiritualidade, formação, articulação e missão, reuniões em pequenos grupos, reflexões sobre a sinodalidade e o laicato e a aprovação do Regimento do Conselho Diocesano de Leigos marcaram o dia de discussões acerca da presença dos leigos e leigas na ação pastoral e evangelizadora na Igreja particular de Itabira-Coronel Fabriciano.

Ancorados na Esperança, 52 Leigos e Leigas, batizados e batizadas, à luz do Espírito Santo, com direito a voto, elegeram a nova composição do Conselho de leigos da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano para o quadriênio 2024-2027:

– Presidente: Rosângela Coelho das Dores;
– Vice-presidente: Adenildes Souza Martins;
– Secretária Geral: Lourdes dos Reis Oliveira;
– Secretária Adjunta: Mauriceia Aparecida Silva.

Também foram eleitos os representantes do Colegiado Deliberativo para as Regiões Pastorais:

– Região Pastoral 01: Lucimar Gomes de Assis Silveira (Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar) e Anésio Brito de Almeida (Grupos de Reflexão da Diocese);

– Região Pastoral 02: Luiz Wagner Santos Mota (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade) e Renato (Paróquia de São Luiz Maria de Monfort, em João Monlevade);

– Região Pastoral 03: José Nunes do Amaral (Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ipatinga) e Geralda Dilene dos Santos (Paróquia Cristo Rei, em Ipatinga).

Concluídos os trabalhos, o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Márcio Rodrigo Mota, agradeceu à Comissão pela realização e organização de todo o processo eleitoral, que foi conduzido pelos secretários regionais de Pastoral: Ir. Sílvia Batista (FSCJ), Ana Maria de Sena e Gefeson Braz.

No mesmo dia, Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano de Itabira-Coronel Fabriciano, presidiu a Celebração Eucarística, quando empossou os novos membros do Conselho eleito, em conformidade com o Regimento Interno do Conselho Nacional do Laicato do Brasil da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação e Portal Emana.