02 de maio de 2024

Arcebispos e bispos eméritos estão reunidos para Encontro Regional em Belo Horizonte

16/02/2023 . Notícias da Igreja

Arcebispos e bispos eméritos de Minas Gerais estão reunidos em seu 5º Encontro Regional de Bispos Eméritos, promovido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Leste 2), de 15 a 17 de fevereiro.

A assessoria do Encontro, conduzida pelo padre Carlos Roberto Loredo, da Arquidiocese de Belo Horizonte, propõe reflexões sobre assuntos relevantes para a vida, saúde e missão do Bispo Emérito. Dom José Aristeu Vieira, Bispo da Diocese de Luz, (MG), e referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada recorda que “os eméritos continuam com o dom de serem Pastores e seguem servindo à Igreja, de acordo com o novo contexto em que vivem.”

Oito arcebispos e bispos eméritos participam do encontro: dom Aloisio Jorge Pena Vitral (Diocese de Sete Lagoas – MG); dom Diamantino Prata de Carvalho OFM (Diocese da Campanha – MG); dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues (Arquidiocese de Sorocaba – SP); dom Geraldo Vieira Gusmão (Porto Nacional – TO); dom Hugo Maria van Steekelenburg (Diocese de Almenara – MG); dom Leonardo de Miranda Pereira (Diocese de Paracatu – MG); dom Marcello Romano (Diocese de Araçuaí – MG) e dom Odilon Guimaraes Moreira (Diocese Itabira e Coronel Fabriciano – MG). Dom José Aristeu Vieira também partilha o encontro.

A programação conta também com Celebrações Eucarísticas e prossegue até sexta-feira, 17 de fevereiro, às 12h.

Arquidiocese de Belo Horizonte | Cúria Metropolitana