08 de maio de 2024

Ano de São José – Seminário Diocesano

23/03/2021 . Notícias da Diocese

No dia 19 de março, dia em que a Igreja celebra a Memória de São José, esposo de Maria, nosso seminário teve a oportunidade de, virtualmente, reunir todos os membros da formação presbiteral: nosso bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, os seminaristas propedeutas, juntamente com os formadores Padre Márcio e Padre Adriano Mendes, e os seminaristas da Filosofia e Teologia, acompanhados por nosso reitor Padre Francisco Guerra.

Diante do contexto pandêmico, não foi possível nos reunirmos presencialmente. Este dia foi marcado pelo início do nosso tríduo à São José com a Missa solene logo de manhã. Às 19 horas deste dia, estivemos reunidos para ouvirmos Dom Marco Aurélio e fazermos um momento de partilha a partir da reflexão que ele nos trouxe.

Foi um momento muito enriquecedor, pois a reflexão proposta foi a partir da Carta Apostólica “Patris Corde”, de Papa Francisco. Diante da grandeza de São José, Papa Francisco elenca cinco grandes características que ele nos traz para iluminar nosso tempo: Pai amado; Pai na ternura; Pai na obediência; Pai no acolhimento; Pai com coragem criativa.

Dom Marco Aurélio nos dirigiu muitos ensinamentos com base na carta apostólica. Nós, vocacionados ao sacerdócio, tanto para quem já alcançou o terceiro grau da ordem, quanto para quem está a caminho, temos a missão de nos tornarmos bons padres, mais do que isso, somos convidados a nos tornarmos bons irmãos na fé.

Seminarista Paulo Henrique de Souza  Leal, 3° ano de Teologia.

Fonte: Seminário Diocesano São José