27 de abril de 2024

Agentes da Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida participam de Formação

10/08/2021 . Notícias da Diocese

Os agentes da Pascom (Pastoral da Comunicação) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ipatinga, compareceram à Formação “O que é a PASCOM”, na quinta-feira, dia 05 de agosto.

O evento visou trocar experiências sobre a dinâmica operacional da Pastoral da Comunicação na Paróquia Cristo Redentor de Ipatinga, e foi ministrado por Ramon Celestino Pires, Coordenador da Pascom desta paróquia.

O coordenador demonstrou o dinamismo e a eficiência na Pascom Cristo Redentor, apesar de lá apresentar as mesmas dificuldades de outras paróquias, segundo ele. São apenas 7 agentes compartilhando todo o trabalho de comunicação, de forma voluntária, mas bem organizada: “É um trabalho pesado o da Pascom, mas entendemos o nosso trabalho como uma missão e é por ela que servimos”, disse.

Ramon disse ainda que: “É fundamental que o Coordenador esteja sempre alinhado com o padre, que os agentes de comunicação tenham respostas para todas as demandas da paróquia (mesmo quando não as sabe), sejam agentes, mas agentes mesmo”, porque a Pascom existe para CONHECER, SENSIBILIZAR, FORMAR e MANTER”.

Lembrou ainda dos quatro pilares que sustentam a Pastoral da Comunicação que são a Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade, sobre elas afirmou: “Elas sustentam no nosso trabalho de comunicar o evangelho a toda criatura, mas muito cuidado: procurem manter a espiritualidade sempre em dia. Sem ela, a Pascom não se sustenta”, concluiu.

Na oportunidade, houve também uma rica exposição de ferramentas para serem usadas no dia a dia do agente de comunicação: sites, aplicativos e leituras, além de dicas de seguimento nas redes sociais.

A Formação terá prosseguimento com uma reunião de entrosamento dos agentes de comunicação das duas paróquias em data a ser marcada.

Texto: José Aparecido – Pascom (Pastoral da Comunicação)
Revisão: Alvismar Gonçalves
Fotos: Pascom