19 de abril de 2024

Administração dos sacramentos da iniciação cristã aos jovens e adultos da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Itabira

10/05/2021 . Notícias da Diocese

Na noite do último domingo, dia 09 de maio, às 18h, 10 adultos receberam os Sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia e outros 09 receberam o Sacramento da Eucaristia no Santuário São Geraldo Magela, Paróquia Nossa Senhora da Penha, Itabira. A celebração foi presidida pelo Padre Ueliton Neves da Silva, pároco, auxiliada pelo seminarista da paróquia, Júlio Cesar, e contou com a presença da comunidade de fé, os catequistas da Iniciação Cristã de Adultos e alguns familiares dos que receberam os sacramentos. Os 09 que fizeram a vivência eucarística será crismados com outras 100 pessoas no dia 30 de maio, às 10h, no Santuário São Geraldo, pelo bispo diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti.

O rito de Batismo e Crisma se deu logo após a homilia, quando os eleitos foram chamados e apresentados à comunidade de fé que os acolheu com uma sala de palmas. Em seguida, enquanto se cantou a ladainha de todos os santos, o sacerdote se dirigiu à pia batismal para abençoar a água. Logo após, interrogado pelo sacerdote, os eleitos fizeram as promessas batismais, sendo que após a renúncia receberam a unção com o óleo do Batismo e fizeram a profissão de fé, e foram batizados. Seguiu-se, após a profissão de fé o rito da Confirmação, onde os neófitos receberam a força do Espírito Santo pela qual, mais plenamente configurados a Cristo, darão, a partir de agora, testemunho da paixão e ressurreição do Senhor e como membros ativos da Igreja para a edificação do Corpo de Cristo na fé e na caridade. Padre Ueliton, aproximando-se de cada um, conferiu a unção com o óleo do Crisma as fronte dizendo: Recebe, por este sinal, o Espírito Santo, dom Deus.

No momento da comunhão eucarística, foram convidados a se dirigirem, junto a seus respectivos padrinhos, ao presbitério para comungarem nas duas espécies, do Corpo e do Sangue de Cristo.

Estes jovens e adultos foram preparados pelos catequistas: Inês, Efigênia, Paula, Eva, Keite e Rondinelle. Que Deus abençoe todos nossos catequistas pela importante ação pastoral e missionária em nossa paróquia.

Pelos sacramentos da iniciação cristã – Batismo, Crisma e Eucaristia – são lançados os fundamentos de toda a vida cristã. A participação na natureza divina, que os homens recebem como dom mediante a graça de Cristo, apresenta certa analogia com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural. Os fiéis, de fato, renascidos no batismo, são fortalecidos pelo sacramento da confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida na eucaristia. Assim, por efeito destes sacramentos da iniciação cristã, estão em condições de saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir até alcançar a perfeição da caridade.

Texto e fotos:
Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Penha