29 de março de 2024

Aconteceu em Valadares Reunião da Província Eclesiástica de Mariana

17/03/2023 . Notícias da Igreja

Na quinta-feira (16/03), aconteceu em Valadares, no Centro de Formação da Paróquia Sagrada Família, a reunião da Província Eclesiástica de Mariana, que compreende as Dioceses de Mariana, Caratinga, Governador Valadares e Itabira/Coronel Fabriciano. A reunião teve como tema central a Partilha sobre a Experiência Sinodal e sobre a Campanha da Fraternidade 2023.

A reunião contou com a presença de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Mariana; Dom Félix, Bispo de Valares; Dom Marco Aurélio, Bispo de Itabira/Coronel Fabriciano; além de padres, diáconos e agentes de pastoral. Dom Emanuel Messias, Bispo de Caratinga, teve sua ausência justificada e foi representado pelo Padre José Carlos de Oliveira, Vigário Geral da Diocese.

Num primeiro momento, foi apresentado o Projeto de Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de Governador Valadares, pelo seu coordenador Wellington Azevedo. O projeto visa prestar assessoria aos atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, em busca de seus direitos junto aos responsáveis pelo crime ocorrido em 2015.

Num segundo momento, foram apresentadas as reflexões das Dioceses sobre os temas centrais da reunião. Cada Diocese pôde, através de um representante, expor como as Igrejas Particulares da Província de Mariana têm recebido e trabalhado os temas da Campanha da Fraternidade 2023 e do Sínodo dos Bispos 2021-2023, assim como os frutos pastorais que esperam colher.

Após os comunicados e bênção final, o encontro encerrou-se com o almoço. A próxima reunião da Província Eclesiástica de Mariana acontecerá no dia 28 de setembro de 2023, na cidade de João Monlevade, na Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano.