03 de maio de 2024

Abertura do centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Marliéria

30/03/2022 . Notícias da Diocese

A Paróquia Nossa Senhora das Dores da cidade de Marliéria (MG), completou no dia 25 de março de 2022 cem anos de sua instalação canônica. No início dos 100 ANOS DE FÉ E EVANGELIZAÇÃO, a paróquia escolheu com o lema: “Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!” Sl 39(40) para iniciar as festividades da comemoração do centenário.

Criada em 25 de março de 1922, pelo decreto do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, celebramos seu centenário com muita alegria e gratidão.

Na celebração de abertura do centenário, foi iniciado o resgate religioso, histórico e cultural da paróquia. Assim, ao longo de todo ano de 2022 até o encerramento no dia 25 de março de 2023, iremos escrever como gesto concreto um arquivo com informações e fotos das diversas atividades desenvolvidas ao longo desses 100 anos, na paróquia.

Estamos vivendo um momento particular com essa pandemia, mas não deixaremos de realizar atividades para festejar e agradecer a Deus por esses 100 anos de história de fé do nosso povo.

A celebração de abertura acolheu as comunidades Santa Rita (Santa Rita e Fagundes), Nossa Senhora Aparecida (Mundo Novo e Tijuco Preto), Santo Inácio (Santo Inácio), Nossa Senhora das Graças (Trindade), Santo Antônio (Bairro Santo Antônio), Nossa Senhora da Conceição (Antunes) e todo povo de Deus da comunidade de Nossa Senhora das Dores (Matriz).

Destacamos a participação de nossas pastorais, movimentos e serviços: Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Catequese, Liturgia, Ministério de Música, Coroinhas, Grupos de Reflexão e Ministros da Eucaristia, Ministros da Palavra.

Agradecemos a participação de nosso prefeito, Hamilton Lima, e do prefeito de Jaguaraçu, Márcio Lima; às autoridades das secretarias das prefeituras, vereadores, à Paróquia São José de Jaguaraçu, representada pela comunidade São José (Matriz) e comunidade São João Batista (Guarani); ao seminarista Edvan Rosa; ao Diácono Luiz Carlos, que atuou durante o ano de 2020 na administração das paróquias Nossa Senhora das Dores e São José; à participação de Jailma Soares representante do Parque Estadual do Rio Doce, onde acontece a Romaria Diocesana de Nossa Senhora da Saúde; e por fim, ao Pe Duile de Assis Castro – SDB, filho de Marliéria, que mesmo de longe nos acompanha com carinho e orações.

Contamos com a presença dos representantes, diretores, professores e alunos das escolas: Escola Estadual Liberato de Castro e Escola Municipal Pe. João Borges Quintão. E uma participação mais que especial do senhor João Dias de Araújo, 93 anos.

Na ocasião, somando as alegrias dessa especial celebração, unidos solenemente e em comunhão com nosso Papa Francisco confiamos e consagramos ao Imaculado Coração de Maria nós mesmos, a Igreja e a humanidade inteira, de modo especial a Rússia e a Ucrânia.

Continuemos unidos em oração e agradeçamos juntos por essa caminha de fé e evangelização da Paróquia Nossa Senhora das Dores. Convidamos a todos para rezarem junto com nosso povo de Marliéria em gratidão aos 100 anos de caminhada de fé e evangelização.

Oração do Centenário

Deus todo-poderoso, nesses 100 anos de história, fé e evangelização, dai-nos a graça de sermos sempre uma comunidade de amor, acolhida e comunhão.
Confirmai nossa paróquia na fé
e inspirai-nos palavras e ações,
para fazermos sempre vossa vontade.
Agradecemos vossa bondade e
misericórdia para com o vosso povo.
Pedimos que Nossa Senhora das Dores, Mãe de Deus e da Igreja, interceda por nossa paróquia, por nossas comunidades, por nossa cidade de Marliéria
e por todo o nosso povo.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.