08 de maio de 2024

A Semana Santa em Nossa Diocese

12/04/2023 . Notícias da Diocese

A Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano celebrou com muita devoção e fé a Semana Santa, que teve início com o Domingo de Ramos, em que os fiéis relembraram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na ocasião, milhares de pessoas participaram em todas as paróquias da diocese, da procissão com ramos e folhas de palmeiras, que simbolizam a acolhida a Jesus.

Na Quarta-feira Santa, a diocese realizou uma missa especial em que se destacou o rito de confissão, momento em que os fiéis tiveram a oportunidade de confessar seus pecados e receber a absolvição.

Na Quinta-feira Santa, além da celebração da Santa Ceia, a Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano também realizou a Missa do Crisma. Nessa celebração, os padres renovaram suas promessas sacerdotais e o bispo abençoou os óleos que são usados nos sacramentos do batismo, da confirmação e da unção dos enfermos. A Missa do Crisma é um momento importante de comunhão entre os padres e o bispo, além de ser uma oportunidade para que os fiéis possam agradecer e rezar pelos sacerdotes que os acompanham em sua caminhada de fé. A presença dos padres e de muitos fiéis na Missa do Crisma é uma demonstração da unidade e da comunhão da nossa diocese.

Na Sexta-feira Santa, a Igreja observou um dia de luto e reflexão, recordando a paixão e morte de Jesus. Durante essa data, ocorreu a Adoração da Cruz, um momento em que os fiéis veneram a cruz como símbolo da entrega e do sacrifício de Jesus por toda a humanidade. Nesse momento de profunda contemplação, os fiéis se aproximam da cruz e fazem suas orações e súplicas, reconhecendo a importância desse sacrifício para a salvação da humanidade. A celebração da Sexta-feira Santa é um momento de profunda meditação e devoção, em que os fiéis são convidados a se unirem ao sofrimento de Jesus e a refletirem sobre o significado da redenção e do sacrifício.

O Sábado Santo foi um dia de espera e contemplação, aguardando a ressurreição de Jesus. Houve a Vigília Pascal, uma celebração que marca o início da celebração da Páscoa e a alegria pela ressurreição de Cristo.

Por fim, no Domingo de Páscoa, as igrejas estavam enfeitadas com flores e luzes, simbolizando a vitória de Jesus sobre a morte. Foi um dia de grande alegria e celebração, com missas especiais em honra ao Ressuscitado.
A Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano, através de suas paróquias e comunidades, cumpriu com fervor e devoção os ritos e celebrações da Semana Santa, reforçando a fé e a esperança em Cristo, e agradece a todos que se doaram para a realização destas atividades tão importantes.