26 de abril de 2024

A história de um bispo “piadoso”

21/10/2021 . Notícias da Diocese

Contemplando as comemorações do centenário de nascimento de Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS, a Companhia Itabirana de Teatro apresentou na última quarta-feira, 20 de outubro, às 19h, no Centro Cultural da Fundação Carlos Drumond de Andrade, em Itabira, a peça teatral intitulada “A história de um bispo piadoso”. Baseada em sua última obra “Só Rindo”, cuja verba foi revertida para o Hospital Nossa Senhora das Dores e construção da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Pedreira, município de Itabira, a obra reúne uma coleção de anedotas, não sendo de sua autoria, contadas por Dom Mário em suas palestras, pregações e etc. o Mesmo dizia, na apresentação da obra que, como bom cearense, sempre gostou de chistes e historietas humorísticas e que o nosso Deus é o Deus da alegria.

Ao celebrarmos, como igreja diocesana, o centenário do nascimento de Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS, fazemos memória de sua vida e ação pastoral qual luminoso testemunho a inspirar o hoje de nosso caminho missionário e evangelizador. À luz do Evangelho, que nos leva a romper com a crosta do egoísmo e nos abrir a dimensão oblativa da vida feita serviço, louvemos o Deus misericordioso e rico em bondade que conduz o seu povo santo suscitando, a imagem de seu Filho amado, pastores segundo seu divino coração.

Na vivência límpida e transparente deste itinerário evangélico, peçamos ao Senhor a graça de cultivarmos com alegria a dimensão do serviço em nosso operar missionário e evangelizador fortalecidos pelo testemunho e intercessão de Dom Mário, cujas pegadas reforçam nosso caminhar no hoje de nossa história.

Itabira, Minas Gerais
21 de outubro de 2021