17 de outubro de 2024

Assembleia das Juventudes do regional III

08/07/2024 . Notícias da Diocese

Aconteceu no dia 29 de junho, no Centro Pastoral São Francisco de Assis, localizado nas dependências da paróquia Cristo Libertador, Av. Galileia, 20, bairro Canaã, Ipatinga, a Assembleia das Juventudes do regional III da diocese de Itabira/Cel. Fabriciano.

A assembleia foi conduzida pelo diácono Flávio Pena, assessor do regional III da juventude e pelo padre Marco José, assessor diocesano das juventudes.  Foram convidados os coordenadores do setor juventude paroquial e os coordenadores dos respectivos grupos de jovens ou responsáveis designados à evangelização da juventude nas paróquias que compõem o regional III.

Diácono Flavio Pena abriu a assembleia com uma oração meditando o evangelho da vigília da solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, refletindo a importância de se colocarem em missão constante. Em seguida Padre Marco José fez uma breve reflexão sobre a história e trajetórias das juventudes em nossa diocese e regional e em seguida apresentou o livro da caminhada e o Documento 85 da CNBB fazendo um breve adendo sobre eles. Gustavo Uesio, coordenador do setor juventude da paróquia Cristo Libertador de Ipatinga, apresentou o Plano Trienal de evangelização 2023-2025, seguido da apresentação do documento 85, a visão dos desafios apresentados pela CNBB e suas reflexões.

Em seguida os jovens expressaram seus anseios, abordando perspectivas de ações para a evangelização da juventude com ações conjuntas relacionadas ao regional III. Na oportunidade foi composta uma comissão para a coordenação do setor juventude no regional III.  Padre Marco esclareceu como deve ser a atuação de um conselho. Com a oração do DIVINO ESPÍRITO SANTO, foi dado um intervalo para que as paróquias representadas na assembleia elegessem um representante para o conselho, ficando assim composto:

PARÓQUIAS CONSELHEIROS
NOSSA SENHORA APARECIDA JULIA ESTAVANATO
CRISTO REDENTOR MAICON
NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA HAYULLY
SÃO PEDRO JULIA
CRISTO LIBERTADOR GUSTAVO
SENHOR DO BONFIM CLEITON
SÃO FRANCISCO XAVIER THIAGO
COM. DEUS EXISTE SUELLEN
COM. CORDEIRO DE DEUS CRISTIANE

E deste conselho foi eleito a seguinte coordenação;

CARGO NOME
COORDENADOR GUSTAVO
VICE COORDENADOR JULIA ESTAVANATO
SECRETARIA SUELLE
TESOUREIRO GELSON
OPERADOR DE MIDIAS JULIA
OPERADOR DE MIDIAS CRISTIANE
AUDITOR MAICON
AUDITOR THIAGO

E seus respectivos suplentes;

CARGO NOME
SECRETARIA HAYULLY
TESOUREIRO CLEITON

A assembleia encerrou-se com um agradecimento por parte do diácono Flávio e padre Marco José pela representatividade e participação que a juventude se dispôs em estarem de forma ativa e atuante nas iniciativas que visam a evangelização das juventudes no regional III da diocese.