1º Congresso Diocesano dos Grupos de Reflexão é realizado em Ipatinga(MG)

27/09/2022 . Notícias da Diocese

Aconteceu entre os dias 23 e 25 de setembro, na Paróquia Cristo Rei, em Ipatinga (MG), o 1º Congresso Diocesano dos Grupos de Reflexão da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, com o Tema “Grupos de Reflexão: escutando a Palavra, formamos comunidades missionárias”, e Lema: “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

O evento gestado na Comissão de Animação Bíblico Catequética tomou uma dimensão missionária, envolvendo a Comissão de Animação Missionária e das Pastorais Sociais contando com grande apoio da Pastoral do Povo de Rua na estrutura e organização, coordenação geral do Pe. José Geraldo de Melo, Coordenador Diocesano de Pastoral.

Houve participação de cerca de 280 pessoas, representantes de Grupos de Reflexão e lideranças de toda Diocese. A assessoria ímpar foi do Padre Francisco Junior Aquino, Presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte – CE; professor de teologia da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

O mesmo assessorou de 21 a 23 de setembro  23/09 a Formação do Clero Diocesano. Marcaram presença no evento, o Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, o Bispo emérito Dom Odilon Guimarães Moreira, o Assessor diocesano da Animação Bíblico catequética, Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira, o Assessor da Comissão Juventudes, Pe. Marco José de Almeida, o Assessor Diocesano da Catequese e futuro Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Márcio Rodrigo Motta, o Vigário Geral, Pe. José Pascifal Nascimento, o assessor diocesano da Pastoral Familiar, Pe. Eugênio Ferreira Lima, os padres José Enésio Pinheiro, Pe. Alex Banza, Pe. Julio Martin Abad, Pe. Justin Munduala Tchiwala. Presença das religiosas e alguns diáconos permanentes também. No espaço foi oferecido também um stand da Livraria Paulinas, com ir. Eline e Ítalo, com um vasto acervo formativo a venda.

Os participantes foram acolhidos a partir das 17h com café e antes da abertura oficial um delicioso jantar.

A abertura Oficial aconteceu as 19h30 da noite de sexta-feira, 23 de setembro, com um momento orante que trouxe a riqueza da presença dos grupos de reflexão na mística do girassol, confeccionado pelos coordenadores apresentando os grupos presentes nas paróquias e destaque ao momento Mariano, Maria presença viva nas comunidades de Fé apontando pela Palavra e oração o caminho a seu Filho, Jesus.

Dom Marco em sua fala de acolhida falou de sua alegria em ver a presença significativa de lideranças que assumem os grupos de reflexão e usou a citação bíblica dos Discípulos de Emaus (Lc 24,13-35), a mística dos grupos de reflexão deve ser tal qual, abertura para acolher, fazer arder o coração, sair para anunciar, multiplicar o discipulado. Pe. José Geraldo de Melo apresentou o banner com arte do congresso e fez agradecimento ao artista Rafael de Itabira, pela gratuidade em servir.

Após a abertura, os participantes foram encaminhados às famílias acolhedoras e tenho de frisar que foi uma acolhida em que todos se sentiram em casa, pelo amor e carinho de todos.

O sábado, 24 de setembro, teve início após café com a oração preparada e conduzida pelo Regional 2, trazendo todo histórico dos Grupos de Reflexão em nossa diocese, reafirmando nossa esperança de não jogar fora nossa história e os que a ajudaram a construir, lideranças que ajudaram neste processo foram lembradas na recordação da vida, às 9h o Assessor Pe. Francisco Aquino Júnior iniciou sua fala a partir dos elementos levantados na oração inicial, o Concílio Vaticano II, os Círculos Bíblicos, a sinodalidade, etc.

Dizendo de nossas raízes, uma Igreja nascida no Vaticano II, busca ser uma Igreja que se insere nas lutas populares, que assume as causas do povo. Sua fala deixou bem explicito que a missão fundamental da Igreja é anunciar e tornar presente no mundo o reinado de Deus que é um reinado de fraternidade, de justiça e de paz, “a gente deve pensar a Igreja não em termos de hierarquia e laicato, mas em termos de comunidades, carismas e ministérios”, a partir “da vocação batismal, da igual dignidade, de todo o Povo de Deus”. Foram momentos riquíssimos com muita inteiração do povo. Após o almoço houve Oficinas temáticas e retomando a fala do assessor. Às 17h30, encerramos e fomos para as comunidades participar junto as mesmas e propagar o congresso e importância dos grupos de reflexão.

Domingo, 25 de setembro, o assessor concluiu sua fala e foram feitos os encaminhamentos finais encerrando com a missa de envio.  Foi sem dúvidas um momento forte pós pandemia de reencontro, formação e compromisso. Os grupos de reflexão são fundamentais para o processo de organização na base, o processo de mobilização social, fortalecimento da resistência, das lutas populares, a formação na base, a formação política, social, eclesial.

Confira algumas fotos destes dias:

Texto: Ana Maria de Sena – Secretária Referencial da Animação Bíblico Catequética