27 de abril de 2024

191 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Alvinópolis

14/07/2023 . Notícias da Diocese

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, situada na cidade de Alvinópolis, Minas Gerais, pertencente a Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, completa, neste dia, 191 anos de criação. A paróquia foi instituída no dia 14 de julho de 1832, pelo então bispo de Mariana, Dom Antônio Ferreira Viçoso. Nesta época, Alvinópolis pertencia a Arquidiocese de Mariana, pois a Diocese de Itabira só foi criada em 1965.

Conforme consta no Livro de Tombo da paróquia: “A origem da atual cidade de Alvinópolis remonta à primeira metade do século XVIII. Foi precisamente no ano de 1730, que os primeiros grupos de famílias, seduzidas pela visão panorâmica da região, pela amenidade do clima, pelas esplêndidas aguadas, que contornavam o solo fértil e verdejante, apontavam aqui. Um século depois, por volta de 1830, já existia no local um povoado bastante populoso, quando o proprietário destas terras, Paulo Moreira, doou um patrimônio à Nossa Senhora do Rosário, que passou a ser a padroeira da população, a qual crescia dia a dia. O arraial tomou o nome do doador, Paulo Moreira e, por decreto imperial, datado de 1830, foi incorporado ao Município de Mariana.” (LIVRO DE TOMBO, n.2, p. 01).

No mesmo ano, de 1832, em que o Arraial Paulo Moreira teve a sua paróquia instituída, também o mesmo, foi elevado à distrito. E, nessa época, era o maior distrito de Mariana. “O crescimento rápido, devido à fábrica de tecidos e ao trabalho religioso, chamou a atenção das autoridades políticas sobre o Distrito Paulo Moreira. A 5 de fevereiro de 1891, Crispim Jacques Bias Fortes, então presidente da Província de Minas, elevou o distrito Paulo Moreira à categoria de Vila de Alvinópolis.” (LIVRO DE TOMBO, n.2, p. 01-02). E no dia 24 de maio de 1892, foi criada a cidade de Alvinópolis, pela Lei número 23.

A primeira capela nesta localidade foi inaugurada no dia 20 de julho de 1754 por Dom Frei Manoel da Cruz, primeiro bispo da Arquidiocese de Mariana. A Matriz de Nossa Senhora do Rosário “provavelmente foi inaugurada por volta de 1870, quando chegou aqui o primeiro pároco, Pe. Antônio de Abreu e Silva” (LIVRO DE TOMBO, n.2, p. 02).

Durante esses 191 anos, passaram pela paróquia cerca de 40 padres, sejam eles párocos, administradores e vigários. Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário possui como gestor o Pároco Marcos Antônio Rosa.

Portanto, elevemos as nossas preces em memória de tantas pessoas que colaboraram com esta paróquia e peçamos a Virgem, Mãe do Rosário, que continue abençoando a nossa cidade e o seu povo.

Júlio César Santos, seminarista estagiário.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário – Parte Alta

Capela São Vicente de Paulo – Centro

Capela São Sebastião – Praça São Sebastião – Centro

Capela São Judas Tadeu – Bairro Novo Cruzeiro

Capela São José – Bairro Fábrica

Capela Nossa Senhora do Rosário – Parte Alta (Imagem Atual)

Capela Nossa Senhora do Rosário – Parte Alta (Imagem Antiga)

REFERÊNCIA:

ARQUIVO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE ALVINÓPOLIS. Livro de Tombo. Nº 2.