16 de maio de 2024

100 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores – Itabira – desde 1923 uma escola que educa, acolhe e transforma com amor.

02/06/2022 . Notícias da Diocese

Na noite da última terça-feira, dia 31 de maio, foi celebrada a missa de abertura do Centenário do Colégio Nossa Senhora das Dores da cidade de Itabira.

A missa aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Rosário e foi presidida pelo Padre Adriano Mendes de Pinho e co-celebrada pelo Padre Pe. Márcio Soares com a presença dos seminarista e do Diácono Permanente Diácono Maurílio Hamilton Serafim que é pai de uma aluna do colégio.

A celebração foi prestigiada por autoridades locais, colaboradores, pais e alunos do CNSD.

No final da celebração os alunos que fazem parte da Infância e Adolescência Missionária do Colégio fizeram uma bonita homenagem a Nossa Senhora com a coroação que emocionou a todos e assim ficou marcado a abertura oficial das festividades em comemoração ao Centenário do CNSD, que acontecerá em 2023.
Conheça um pouco da História desta Instituição de Ensino presente na Diocese.

O CNSD que completará um século começou com duas missionárias, Madre Maria de Jesus e Madre Maria Miguel, corajosas e sonhadoras que saíram da França e vieram para o Brasil em 1913.
Em 1923 , iluminado pela luz de Deus, sob olhar amoroso da Mãe das Dores e cuidado pelas mãos maternas de Madre Maria de Jesus que tinha um “coração de fogo e vontade de ferro”, juntamente com Madre Maria Miguel e amigos itabiranos surgiu na “Terra do Ferro,” o CNSD. Com apenas sete alunas iniciou- se a missão das Irmãs da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores em lançar as sementes para que mais tarde colhessem bons frutos.

Nesses 100 anos, o CNSD vem sendo reconhecido e valorizado por sua contribuição para a formação intelectual e também o cuidado da evangelização, a partir dos valores éticos-cristãos: acolhimento, amor, comprometimento, ética, proatividade e solidariedade.

A Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores tem como carisma “defender a vida da juventude crucificada, carente de educação integral e evangelização”. Carisma herdado de Madre Maria de Jesus, que fazemos memória neste dia, 31 de maio, dos 59 anos de sua páscoa definitiva. Madre Maria de Jesus tinha um grande amor à cidade de Itabira e sempre dizia “depois da França, Itabira ocupa o primeiro lugar em meu coração”.