01 de maio de 2024

Missionários Redentoristas elegem primeiro Governo Provincial da nova Província

29/08/2023 . Igreja

Camila Morais/TV Aparecida

Dos dias 22 a 25 de agosto, 63 capitulares das Províncias Redentoristas de São Paulo, Rio de Janeiro e Vice Província da Bahia, se reuniram na casa de retiros São José, em Belo Horizonte para a escolha do primeiro Governo Provincial. Os capitulares elegeram como primeiro Superior Provincial o padre Marlos Aurélio da Silva, atual Superior Provincial da Unidade Redentorista de São Paulo. Na composição do Governo, foi eleito como Vigário Provincial, padre Américo de Oliveira, da Unidade Redentorista do Rio de Janeiro. O Governo estará à frente no triênio de 2024 a 2026.

Também foram eleitos para membros ordinários do Conselho padre Roque da Silva, Superior da Vice Província da Bahia e padre Fábio Evaristo. Foi membro escolhido pelo Superior Provincial, o irmão Carlos José da Cunha. Além disso, foram eleitos os Conselheiros extraordinários padre Antônio Niemiec e padre Jonas Pacheco.

Padre Marlos Aurélio, eleito para conduzir a Província Nossa Senhora Aparecida, que será responsável pela evangelização que engloba as maiores cidades do país, tem 49 anos e é natural de Wenceslau Braz (PR). Ele ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor em 1989 e foi ordenado presbítero em 14 de julho de 2001. Desde 2019, padre Marlos cumpre o trabalho como Superior Provincial de São Paulo. Em duas oportunidades anteriores exerceu o cargo de Conselheiro da mesma Província. A primeira de 2005 a 2007 e a segunda vez de 2017 a 2018.

Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, o padre Marlos Aurélio explica sua missão: “Assumo realmente com espírito de serviço, e até de sacrifício, este novo desafio, pois será um tempo intenso e de muito trabalho… tenho convicção e adesão ao trabalho em equipe e de maneira colegial. Aceitar o desafio de ser o primeiro Superior Provincial da Nova Província Nossa Senhora Aparecida é dispor-me a caminhar com fé e determinação com vocês – meus confrades – nem estar acima nem de longe, mas junto dos confrades e das suas lidas cotidianas!”, conclui o Provincial eleito.

O Reitor do Santuário de Aparecida, padre Eduardo Catalfo, observa que “o padre Marlos foi eleito com uma significativa diferença de votos em relação ao segundo colocado nas votações, sinalizando o consenso e a sinodalidade que sua liderança desperta na família Redentorista”. Ao participar do Capítulo Provincial, o irmão Alan Patrick Zuccherato, Diretor de Programação da TV Aparecida, destaca que: “Todo esse processo de reestruturação tem sentido em vista da missão. Por isso que, além do aspecto eletivo do Capítulo, vivenciamos um momento de memória saudosa e agradecida, de experimentarmos a graça da convivência comunitária e nutrirmos uma alegre esperança, neste futuro promissor”.

O próximo passo do processo de reestruturação e reconfiguração da Província Nossa Senhora Aparecida vai ser no dia 9 de novembro, quando será a sua ereção oficial no Santuário Nacional. A partir de então, os Missionários Redentoristas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia estarão juntos trabalhando no anúncio da copiosa redenção.