03 de maio de 2024

Livro de memória sobre Dom Geraldo Lyrio Rocha está disponível para venda

05/09/2023 . Igreja

Após pesquisa e organização, o livro “A vida se faz história, Dom Geraldo Lyrio Rocha: memória e testemunho”, está disponível para venda. Publicada pela Editora Dom Viçoso, a obra resgata e perpetua a memória do Arcebispo Emérito de Mariana.

A obra surgiu a partir dos encontros semestrais que Dom Geraldo realizava com os seminaristas de cada uma das etapas formativas do Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, momento muito aguardado pelos jovens que viam no Bispo, uma fonte de conhecimento. Dom Geraldo ouvia as experiências contadas pelos seminaristas e através delas, aprofundava com eles as várias dimensões do processo formativo.

Por sempre interagir com carinho e atenção paternal apresentando suas vivências e usando delas como exemplo, nasceu a ideia de prolongar esses diálogos, registrando tudo isso em livro. Ao saber do projeto, Dom Geraldo acolheu a iniciativa dos seminaristas, se dispôs ajudar respondendo às perguntas que eles mesmos formularam e abriu seu coração com todo amor, como sempre fez em seus momentos de partilha e diálogo com os jovens vocacionados.

“A vida se faz história, Dom Geraldo Lyrio Rocha: memória e testemunho”, trata-se de um diálogo entre o Arcebispo e alguns seminaristas, mas também uma autobiografia onde ele recordou e aprofundou alguns pontos de sua história pessoal e da experiência de sua vocação. Nesta oportunidade, Dom Geraldo revisitou as etapas de sua caminhada, desde a infância ao momento como Arcebispo emérito, sempre comprometido com a sua missão de evangelizar.

Na apresentação da obra, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, afirma que “a publicação vem somar-se às outras iniciativas que expressam o agradecimento da Igreja pela vida e ministério de Dom Geraldo Lyrio Rocha, figura tão expressiva do episcopado brasileiro”.

O livro foi organizado por Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, Formador no Seminário de Mariana e que assina o prefácio, e pelos Padres Darci Fernandes Leão e Róbson da Cunha Chagas.

A obra pode ser adquirida na Editora Dom Viçoso, no valor de R$ 39,90 o exemplar, por meio do telefone (31) 3557-1233 ou do site www.graficadomvicoso.com.br

Sobre Dom Geraldo Lyrio Rocha

Natural do estado do Espírito Santo, Dom Geraldo Lyrio Rocha foi ordenado sacerdote em 1967 e bispo em 1984. Em junho de 2007, tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Mariana, uma das Arquidioceses mais antigas e importantes do Brasil. No mesmo ano, esteve à frente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como presidente.

Com uma vida totalmente doada ao serviço de Deus e da Igreja, Dom Geraldo após complicações em sua saúde, faleceu no dia 26 de julho de 2023, em Altamira (PA), deixando um legado de serviço e amor à Igreja.

CNBB Leste 2