18 de abril de 2024

Dom Ricardo Hoepers incentiva mobilizações da Campanha Junho Verde com força e criatividade

06/06/2023 . Igreja

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, motivou as paróquias e dioceses a mobilizarem iniciativas junto aos governos, entidades de ensino e nos ambientes eclesiais para promover a ecologia integral, no cuidado e na preservação da casa comum. Em vídeo, ele incentiva as comunidades católicas do Brasil a participarem da Campanha Junho Verde, que desde o ano passado faz parte da Política Nacional de Educação Ambiental.

“É responsabilidade de todos nós mobilizarmos as nossas comunidades, por isso, você, na sua paróquia, na sua diocese, fale com seu prefeito, com seu governador. A lei está aí para ser implementada com força, com criatividade. Mas você também pode mobilizar a sua comunidade, as Igrejas, as escolas, as universidades, o comércio, todo o povo de Deus para que juntos possamos nos responsabilizar pela educação ambiental e cuidar da casa comum”, disse.

A Campanha Junho Verde foi estabelecida pela Lei 14.393/2022, a qual insere a iniciativa no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental. A proposta que deu origem à lei foi motivada pela CNBB por meio do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e ex-presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo. A aprovação foi em junho do ano passado e a sanção em 4 de julho de 2022.

O objetivo da Campanha Junho Verde é desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações. O texto da lei apresenta 16 indicativos de ações para alcançar esse objetivo. Leia o texto na íntegra.

CNBB