Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

20 de abril de 2024

Dom Ricardo Hoepers é nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)

25/05/2023 . Igreja

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quarta-feira, como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF). O prelado foi transferido da Diocese do Rio Grande (RS) para a sede titular episcopal de Tisdro.

Por ter sido eleito secretário-geral da CNBB, função que deve ser exercida em tempo integral por um bispo residente na sede da Conferência Episcopal, dom Ricardo teve de deixar a diocese da qual era titular e a Santa Sé providenciou a nomeação como bispo auxiliar. A escolha do Papa Francisco foi a arquidiocese de Brasília, mesmo local da sede da CNBB.

Os outros três membros da Presidência da CNBB emitiram uma saudação a dom Ricardo. O novo bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília divulgou uma mensagem de agradecimento.

Biografia

Nascido em 16 de dezembro de 1970, dom Ricardo ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, em Curitiba, aos 15 anos. Foi ordenado presbítero no dia de São João Bosco, 31 de janeiro de 1999, após ter cursado Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum, da Faculdade Claretiana de Teologia, ambas na capital paranaense.

Tem especialização e mestrado em Bioética, respectivamente pela Faculdade São Camilo, de São Paulo (1999), e pela Academia Afonsiana, de Roma (2011). Também tem mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutorado em Teologia Moral pela Academia Afonsiana.

Acumulou experiências como docente e também diretor de instituição de ensino superior. Na arquidiocese de Curitiba, foi coordenador geral do clero, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. No Regional Sul 2 da CNBB, foi assistente eclesiástico da Pastoral da Pessoa com Deficiência.

Em 2016, foi nomeado bispo do Rio Grande (RS) e recebeu a Ordenação Episcopal pelas mãos do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, no dia 14 de maio daquele ano. Em 2018, dom Ricardo Hoepers representou a CNBB numa audiência pública que debateu a descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal (STF). Foi eleito em primeiro escrutínio para a presidência da Comissão para a Vida e a Família, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética.

Dom Ricardo Hoepers faz parte da Equipe de Animação Nacional do Sínodo 2021-2024 e presidiu, no último quadriênio, a Comissão Especial de Bioética, articulando especialistas em iniciativas de formação e de embasamento para posições da Conferência na defesa, promoção e cuidado com a vida humana.

No último dia 25 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito secretário-geral para o quadriênio 2023-2027. Dom Ricardo chegou em Brasília no dia 8 de maio.

Saudação da CNBB a Dom Ricardo Hoepers

Estimado irmão, Dom Ricardo Hoepers,

Valemo-nos desta mensagem para expressar nossa saudação ao senhor pela nomeação como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, desejando que esta nova missão em seu ministério seja iluminada pelo exemplo e profecia de São João Bosco e conduzida sob a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida, de forma especial neste momento em que cumpre a função de secretário-geral da nossa Conferência Episcopal.

Que sua presença na Arquidiocese que compreende a nossa amada Capital Federal, sob a liderança do Cardeal Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa, possa ser frutífera no fortalecimento do anúncio do Evangelho e sempre mais sinal de comunhão desta Conferência com a Igreja Particular que a acolhe em seu território.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Bispo de Garanhuns (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB 

Mensagem de Dom Ricardo Hoepers

24/05/2023

Elige ergo vitam (Dt 30,19)

Ao Santo Padre, Papa Francisco

Gostaria de agradecer profundamente ao Santo Padre, o Papa Francisco, por confiar a mim esta missão pastoral, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, atribuindo-me a Sede Titular de Tisdro. Estou sempre à disposição do Santo Padre e, de maneira especial, muito comovido pela compreensão e sensibilidade que o Papa Francisco teve de proporcionar minha ação pastoral na mesma Igreja Local onde está a Sede da CNBB, possibilitando total integração entre o Ministério Pastoral com o Secretariado Geral da CNBB.

A Dom Paulo Cezar, Cardeal Costa

Agradeço também, o nosso Cardeal, Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, pela disposição em acolher-me. O seu “sim generoso”, ao aceitar-me como Bispo Auxiliar, expressa sua unidade e apreço pela CNBB, bem como, um zelo apostólico que assegura o serviço do meu Ministério Pastoral nesta Igreja Particular.

Ao Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro

Ao Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquatto, a minha gratidão pelo empenho e imediata atenção às necessidades da CNBB. Sua visita, para saudar-me na Sede da CNBB, logo no primeiro dia, quando cheguei em Brasília, foi um grande gesto de paternidade espiritual que me trouxe alento e confiança diante da radical mudança de vida e de missão.

À Diocese do Rio Grande, aos Bispos do Regional Sul 3 e à Província de Pelotas

Quero expressar, de maneira especial, minha gratidão à Diocese do Rio Grande: Dom José Mário Stroeher, Bispo Emérito, os presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus, que nos últimos 7 anos me ensinaram a viver meu episcopado, com a ternura e com a firmeza necessárias, para enfrentarmos juntos todos os desafios das fronteiras existenciais e geográficas na Diocese mais meridional do nosso país. Jamais esquecerei todo o testemunho do Evangelho vivido no dia a dia daqueles que Deus me confiou, na Igreja Particular do Rio Grande. Aos meus queridos irmãos no Episcopado do Regional Sul 3, minha saudação e minha mais alta consideração. Ficarão marcados no meu coração, os momentos vividos e a acolhida que me deram, desde o primeiro momento em que cheguei no extremo sul. Não posso deixar de reconhecer, com profunda gratidão, a Província de Pelotas e a Universidade Católica de Pelotas, onde colaborei diretamente. Aos irmãos da Província, meu apreço e minha estima: Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas/RS, e Dom Cleonir Dalbosco, Bispo de Bagé/RS.

À Arquidiocese de Brasília  

Enfim, saúdo com alegria o Arcebispo, os Bispos, clero, religiosos e religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus e coloco-me a serviço da Arquidiocese de Brasília. A partir de hoje, faremos parte da mesma família, e venho somar com vocês na disposição de trabalharmos incansavelmente no anúncio do Evangelho da Vida, isto é, na promoção, defesa e cuidado com a vida desde a concepção até o seu fim natural. Que as famílias desta Arquidiocese sejam um Santuário da Vida.

Sob o Manto Protetor de Nossa Senhora Aparecida, e a intercessão de São João Bosco,

Dom Ricardo Hoepers
Bispo eleito Auxiliar da Arquidiocese de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

CNBB