26 de abril de 2024

Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado pela Pastoral da Aids com missa direto de Cuiabá (MT)

01/12/2022 . Igreja

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), data instituída em 1988 pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde.

Em ação de graças pela data, a Pastoral da Pastoral da Aids, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será celebrada uma missa Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, em Cuiabá (MT), às 19h30, presidida pelo bispo de Nova Friburgo (RJ) e referencial da Pastoral, dom Luiz Antônio Lopes Ricci, com transmissão pelas redes sociais da CNBB e pelo Facebook da Pastoral.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.

No dia 25 de novembro, a Pastoral relançou em uma live a campanha “Zero discriminação, zero infecções e zero mortes”, que em sintonia com Estratégia Global da UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids.

Pastoral da Aids: “Compromisso com a vida”

A Pastoral da Aids, em sintonia com o chamamento do Papa Francisco e da CNBB, reforça o compromisso do cuidado com a vida (bem maior), com os Direitos Humanos, com políticas públicas equitativas e igualitárias. “Aproveitando o Dia Mundial de Luta contra a Aids, enfatizamos o enfrentamento da epidemia do HIV e Aids como uma forma concreta deste compromisso da Igreja”, reforça a pastoral.

É tempo de “zerar” significa é tempo de acolher, de estar próximo, de acompanhar, especialmente aquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco. É tempo de somarmos esforços para a prevenção e para o tratamento, evitando dessa forma que mais vidas se percam.

Dezembro Vermelho

A Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis surgiu em 1987, quando a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus.

No Brasil, o Dezembro Vermelho foi criado em 2017 como uma mobilização nacional para a prevenção ao vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a rádio Senado, a campanha conta com atividades educativas, eventos e peças publicitárias para incentivar a prevenção e combater o preconceito aos soropositivos. Ao longo do mês de dezembro, diversos prédios públicos são iluminados de vermelho para marcar a luta contra a Aids.

Com informações:
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Rádio Senado
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde