O Conselho Episcopal Regional (CONSEP) da CNBB Regional Leste 2 realizou, nos dias 10 e 11 de agosto, na Casa de Retiro Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG), sua segunda reunião de 2026. O encontro reuniu os bispos do Conselho para avaliar a caminhada pastoral do Regional e planejar as próximas atividades.
Entre os principais assuntos esteve a avaliação da Assembleia do Regional Leste 2, realizada em junho, e a preparação da Assembleia Ampliada do Regional, prevista para novembro. Também foram iniciadas as reflexões sobre a Assembleia Sinodal Regional, prevista para o primeiro semestre de 2027.
Segundo o presidente do Regional Leste 2, Dom José Carlos de Souza Campos, além da pauta de trabalho, a reunião possibilita um espaço de encontro e partilha entre os bispos. “Essa reunião acontece duas vezes por ano e tem por finalidade, em primeiro lugar, criar um espaço onde a gente se encontre e partilhe as nossas vivências”, explicou.
A preparação da Assembleia Ampliada de novembro envolveu discussões sobre a definição do tema, a abordagem e a participação dos assessores. A futura Assembleia Sinodal Regional também esteve entre os assuntos tratados.
Outro momento da reunião foi dedicado à partilha das atividades das Comissões Episcopais do Regional Leste 2. São 13 Comissões Episcopais, além do CHARIS, organismo que reúne as Novas Comunidades, e da Cáritas, totalizando 15 frentes acompanhadas no âmbito do Conselho. Os bispos presidentes das Comissões presentes apresentaram as atividades realizadas e as propostas pastorais para os próximos meses.
De acordo com Dom José Carlos, o trabalho das Comissões busca contribuir com as dioceses mineiras por meio de reflexões, subsídios e iniciativas voltadas às lideranças pastorais. “Pensamos um pouco o que elas viveram e o que estão propondo como atividade pastoral para o nosso Regional”, destacou.
A reunião foi concluída na manhã de terça-feira, 11 de agosto, após a celebração eucarística e os trabalhos previstos na pauta. O CONSEP realiza reuniões ordinárias duas vezes ao ano e atua no acompanhamento e na articulação das ações pastorais do Regional Leste 2, que reúne as 28 (Arqui)Dioceses de Minas Gerais.