Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

29 de novembro de 2020

Companhia de Maria – Missionários Monfortinos

Fundada por volta de 1705, por São Luis Maria de Montfort, tendo como carisma: Propor um caminho para viver e assumir o Evangelho com maior fidelidade, que consiste na renovação consciente do Batismo, consagrando-se totalmente a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria. Tem como

 

MISSÃO:

Revelar o mistério da salvação àqueles que não o conhecem e fazê-lo redescobrir e aprofundar através daqueles que já ouviram a Boa Notícia, numa renovada tomada de consciência do significado do seu Compromisso Batismal.Os Monfortinos estão lá onde o grito dos excluídos ecoa mais forte, na formação de lideranças, no acompanhamento dos grupos de espiritualidade, nas associações que lutam pela causa dos pobres. Maria vai à frente deles, ela que é a discípula fiel e Mãe cheia de graça que os guia. Na Diocese, a Congregação está presente com uma Comunidade no bairro Laranjeiras – João Monlevade, Paróquia São Luís Maria de Montfort.

 

MEMBROS:

Pe. Alexandre Alves de Azevedo, SMM
Pe. Guilherme Brandão Ferreira, SMM
Pe. Jean De Dieu Ekanga Mbula, SMM

 

 

São Luís Maria Grignion de Montfort nasceu em 31 de Janeiro de 1673, em Montfort, na Bretanha francesa. Seu pai era João Batista Grignion de Bachelleraie e sua mãe, Joanna Visuelle de Chesnais. Ele era o filho mais velho de uma família numerosa. Teve, ao todo 17 irmãos, dos quais um padre, um irmão dominicano, uma irmã beneditina e uma irmã sacramentina. O Santo foi batizado logo depois do seu nascimento, recebendo o nome de Luís. Ao receber o Crisma, acrescentou o nome de Maria. Algum tempo depois, abandonou o nome da família e passou a se chamar Luís Maria Montfort.

Com 11 anos entrou no colégio jesuíta de Rennes e nele recebeu sólida formação humana e espiritual. No mesmo colégio, concluiu o curso de filosofia em 1692 e, sentindo-se chamado ao sacerdócio, vai no ano seguinte para Paris, afim de entrar no Seminário de São Sulpício e estudar teologia na Universidade de Sorbonne. Recebeu excelente formação teológica, que foi a base do seu trabalho missionário. Foi ordenado sacerdote em 5 de Junho de 1700. Decidiu ser padre para dedicar-se à evangelização dos povos estrangeiros, socorrer os pobres e proclamar o Reino de Jesus Cristo por Maria.

Em Julho de 1706, São Luís Maria vai a pé a Roma para ser recebido pelo Papa Clemente XI e confirmar sua vocação missionária. No dia 6 de Julho desse ano, o Papa confere a ele o título de Missionário Apostólico e lhe pede que seja missionário na França para renovar o espírito do cristianismo nos cristãos. Montfort tornou-se um grande missionário, que destacou-se pela sua devoção a Virgem Maria. Fundou a Congregação dos Missionários Monfortinos, das Filhas da Sabedoria e dos Irmãos de São Gabriel. Também escreveu vários livros, dos quais destaca-se o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Nesse Livro, São Luís apresenta seu método de consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria, que foi a consagração do Beato João Paulo II e tantos outros santos e santas.

São Luís Maria morreu em 28 de Abril de 1716, aos 43 anos, depois de ter realizado mais de 100 missões populares. Foi canonizado pelo Papa Pio XII, em Roma, a 20 de Julho de 1947. Foi um missionário itinerante, zeloso na evangelização dos pobres. Levava sempre a Bíblia, o crucifixo e o rosário, que resumem sua experiência espiritual e a sua mensagem: conhecer e amar a Virgem Maria para conhecer e amar o Cristo.

(Escrito por Pe. Amílcar José Alves Tavares, SMM)

Telefone

(31) 3851-2296

Onde Estamos

São Joaquim e Santana
Rua Bahia, 312 -Tanquinho

Nossa Senhora da Saúde
Rua Dolores Duran, 145- Santo Hipólito

Nossa Senhora do Carmo
Rua Inglaterra, 331 - Cruzeiro Celeste

Sagrado Coração de Jesus
Av. Resplendor, 31- Cruzeiro Celeste

Senhor Bom Jesus
Rua Santa Helena, 192- Promorar

Nossa Senhora das Graças
Rua Magalhães Pinto, 215- Cruzeiro Celeste

São Judas Tadeu
Rua Marques de Alegrete, 138 - Novo Cruzeiro

Tereza Verzeri
Rua Telecio Batista, 25 – 1º de Maio

Santo Expedito
Rua Sacramento, 488- ABM

São Francisco de Assis
Rua Gata Sul, 15- Vera Cruz

Santa Luzia
Rua Suassui, 145- Palmares

Nossa Senhora do P. Socorro
Av. Armando Farjado, 1531, - Loanda

São João Batista
Av. Wilson de Souza, 130- Laranjeiras

Nossa Senhora de Lourdes
Rua Benfica,179 - Metalúrgico

N. Senhora Aparecida/ S. Geraldo
Rua Viçosa, 379 - Belmonte

Menino Jesus
Rua :Castanheira, 991- Sion 2

São Pedro e São Paulo
Rua Maria da Carvalho , 285 - Paineiras

Sagrada Família
Rua Acácia, 507 – Campos Elisios

Nossa Senhora do Lírio
Rua: Telécio Batista, 90- Nova Monlevade

Horários de Missas e Celebrações