Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

04 de dezembro de 2023

Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada realiza formação online, ao vivo, sobre Equipes Vocacionais

27/10/2023 . Igreja

A Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza uma formação online, ao vivo, em parceria com as Edições CNBB, sobre o que são as Equipes Vocacionais. A iniciativa é destinada a ministros ordenados, religiosos (as), seminaristas e cristãos leigos, e acontecerá logo após a conclusão do terceiro Ano Vocacional do Brasil, em 26 de novembro, como uma ajuda às equipes vocacionais paroquiais e também aos animadores vocacionais como forma de reflexão e estudo.

A formação acontece nos dias 30 de novembro a 1º de dezembro, às 19h30, e finaliza no dia 2 de dezembro, às 15 horas. Os assessores são a irmã Clotilde Azevedo, da Congregação das Irmãs Apostolinas, e a irmã Maristela Ganassini e o padre Guilherme Maia Júnior, ambos da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Padre Guilherme Maia Júnior, assessor da Comissão, explica que a proposta da formação é olhar de maneira bem específica para as equipes vocacionais paroquiais como “um caminho seguro para vivência do itinerário vocacional”.

“O Ano Vocacional propôs o entendimento da Igreja como um lugar de vivermos a nossa vocação em comunidade, em missão; então a paróquia é sempre este lugar privilegiado, onde a cultura vocacional deve permear todas as suas atividades”, disse o padre Guilherme.

Padre Guilherme explica, ainda, que o curso propõe um olhar para equipes vocacionais como uma verdadeira ação evangelizadora.

“É uma oportunidade ímpar para que a gente possa consolidar as equipes vocacionais em nossas paróquias, suas ações e sua dinâmica, para ajudar cada vez o entendimento da Igreja como uma ‘Sinfonia Vocacional’, como nos pede o Papa Francisco”, finaliza.

Inscrições

As inscrições para participar do curso são limitadas e podem ser feitas por meio da plataforma de cursos das Edições CNBB (clique aqui).

CNBB