26 de julho de 2024

Abertas as inscrições ao III Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência que acontece de 17 a 20/10, em Curitiba (PR)

19/06/2023 . Igreja

A terceira edição brasileira do Congresso de Humanismo Solidário na Ciência (HSC), iniciativa bienal da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC)  vai acontecer de 17 a 20 de outubro, na Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba (PR) e está com inscrições abertas. A ação é  vinculada à comissão e ao Grupo de Partilha de Profissionais (GPP/MUR) e ao Setor Universidades da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

De acordo com a organização, o evento buscará fomentar um amplo debate científico sobre a dimensão ética das profissões, da integralidade do ser humano e da solidariedade cristã. Neste ano, ocorrerá dentro do Congresso um Seminário Internacional de Humanismo Solidário na Ciência que visa buscar integração entre os cientistas latino-americanos.

Mútua compreensão entre Igreja e Ciência

Professor Everthon de Souza Oliveira. Foto: arquivo pessoal

Para o presidente da SBCC, professor Everthon de Souza Oliveira (CEFET/MG), a terceira edição do congresso marca um momento significativo para a SBCC e a consolidação desta proposta, já amadurecida em seu aspecto acadêmico e pastoral.

“Nessa importante parceria com o ICF da PUCPR e o SU da CNBB, reforçamos o desejo contínuo de promover a mútua compreensão entre a Igreja e a Ciência no país. Comprometidos com o apelo do Papa Francisco, reconhecemos a ciência como um valioso instrumento para o cuidado da nossa casa comum”, destaca.

Durante o evento, os participantes vão participar de diversas atividades como conferências, painéis, minicursos, mesas-temáticas e apresentação de trabalhos que favoreçam o desenvolvimento espiritual  e cultural. “Todos buscando o progresso do(a) pesquisador(a) e o desenvolvimento da ciência na temática proposta pelo Congresso”, ressalta o professor Tiago Paulino, coordenador do Congresso.

O assessor do Setor Universidades da CNBB, padre Danilo Pinto, destaca que o Congresso de Humanismo Solidário na Ciência é uma oportunidade de aprofundar o trabalho pastoral com os professores de educação superior e cientistas na Igreja no Brasil. “Em cada edição do congresso, testemunhamos a fecundidade do humanismo cristão com as reflexões e práticas científicas. Tem sido uma gratificante experiência de celebração do caminho percorrido, a cada biênio”, disse.

Humanismo Solidário

O tema do Humanismo Solidário foi escolhido em virtude da necessidade de repensar as competências técnicas e metodologias científicas à luz das dimensões constitutivas da pessoa humana, em respeito à sua dignidade. Esta harmonização entre competências e valores foi descrita como fundamental para a construção de uma sociedade justa, solidária e inclusiva.

Primeira edição

O Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência aconteceu pela primeira vez, em 2018, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). O encontro reuniu 110 trabalhos submetidos das nove grandes áreas da CAPES, de 270 autores e co-autores, de 73 Instituições de Ensino Superior e 14 estados brasileiros. Ao final do encontro, foi criada a Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) que possui a finalidade de fomentar o tema do humanismo cristão na ciência, e acompanhar pastoralmente os profissionais mestres e doutores e que permanecem nas dinâmicas da Educação Superior.

Inscreva-se aqui:
Para se inscrever é só acessar o site da SBCC

Datas importantes de inscrição e submissão dos trabalhos

Submissão de trabalhos: 31/03 a 04/07/2023
Notificação de aceite: 15/08/2023