Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

19 de fevereiro de 2026

Diocese receberá Relíquias de São Vicente de Paulo

19/02/2026 . Notícias da Diocese

RELÍQUIAS DE SÃO VICENTE DE PAULO VISITAM A DIOCESE DE ITABIRA-CORONEL FABRICIANO, MINAS GERAIS

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para sempre seja louvado!

Com esta saudação vicentina, autorizados pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano será agraciada entre os dias 09 e 15 de março de 2026 com a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo, patrono das obras de caridade da Igreja. As relíquias do santo da caridade vem peregrinando todo o país, a fim de propagar o carisma vicentino, por ocasião dos 400 anos da Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo. O Pe. Edson Friedrichsen, CM, Custódio-Portador e coordenador da peregrinação das Relíquias e réplica do corpo de São Vicente de Paulo é quem está realizando a peregrinação. Além de uma imagem réplica, em tamanho natural, do corpo de São Vicente de Paulo, representando seu descanso eterno, como está em Paris (França), as relíquias que estão sendo expostas para veneração pública são: uma costela do santo, parte de veste litúrgica e carta dirigida a Santa Luísa de Marillac.

PROGRAMAÇÃO DA VISITA:

09 e 10/03/2026 (Segunda e Terça-feira) – Paróquia Nossa Senhora da Penha, Santuário São Geraldo Majela, em Itabira. Dia 09/03, momento devocional às 19h, seguido da Santa Missa. Dia 10/03, às 07h, Santa Missa e traslado das relíquias para a Catedral Diocesana.

10 e 11/03/2026 (Terça e Quarta-feira) – Catedral Diocesana, em Itabira. Chegada dia 10/03 pela manhã. Momentos de orações a serem organizados pela Catedral. Missa dia 11/03 às 19h. Dia 12/03 pela manhã, traslado das relíquias para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Monlevade.

12/03/2026 (Quinta-feira) – Paróquia Nossa da Conceição, Igreja Sagrado Coração de Jesus, em João Monlevade. Chegada pela manhã. Missa às 19h. Dia 13/03 pela manhã, traslado das relíquias para a Paróquia Cristo Libertador, em Ipatinga.

13 e 14/03/2026 (Sexta-feira e Sábado) – Paróquia Cristo Libertador, Santuário São Judas Tadeu, em Ipatinga. Chegada no período da tarde. Momentos de orações a serem organizados pela Paróquia. Missa dia 13/03 às 19h30. Dia 14/03 pela manhã, traslado das relíquias para a Paróquia São Sebastião – CoCatedral Diocesana, em Coronel Fabriciano.

14 e 15/03/2026 (Sábado e Domingo) – Paróquia São Sebastião – CoCatedral Diocesana, em Coronel Fabriciano. Chegada à tarde. Momentos de orações a serem organizados pela Paróquia. Missas dia 14/03 às 19h30 e dia 15/03 às 08h, 12h e 19h.

15/03/2026 – Término da visita na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Motivemos os fiéis a venerarem as relíquias do “apóstolo” da caridade em visita em nossa diocese, e peçamos a Deus que tenhamos a graça da virtude da caridade e do amor aos mais necessitados.

Itabira, 19 de fevereiro de 2026.

Na Quaresma da Fraternidade,

Pe. Ueliton Neves da Silva
Chanceler do Bispado/Moderador da Cúria Diocesana

Folder Peregrinação