Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

31 de outubro de 2025

Comunicação e Evangelização na Era Digital: 12º Seminário de Comunicação reúne líderes e profissionais de todo o país

30/10/2025 . Igreja

Com participação do Grupo Approach, evento reforça o papel estratégico da comunicação digital na missão evangelizadora da Igreja.

De 28 a 31 de outubro, o Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, sediou o 12º Seminário de Comunicação – “Lançai as redes!” (Lc 5,4). O encontro, promovido pela Arquidiocese do Rio, reuniu comunicadores, lideranças e profissionais de todo o país para refletir sobre a construção da voz e da presença digital da Igreja nas novas mídias.

Com diversos painéis relacionados ao tema, o evento promoveu trocas sobre os desafios e oportunidades da evangelização na era digital, abordando temas como planejamento estratégico, redes sociais, combate à desinformação e uso responsável da tecnologia na missão evangelizadora. Um dos destaques da programação foi a participação de Beth Garcia, sócia e CEO do Grupo Approach, e Bianca Torres, diretora de planejamento da Jor Publicidade, agência de publicidade do grupo, que conduziram a palestra “Comunicação na era digital a serviço da evangelização”.

Durante a apresentação, Beth e Bianca apresentaram estratégias para fortalecer a presença da Igreja nas redes sociais com propósito, consistência e autenticidade, pilares fundamentais para que a mensagem evangelizadora alcance e engaje novas gerações. Com base em dados do DataReportal 2025, elas apontaram que 67,8% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais, com média diária de 3h46 de uso, e ressaltaram que essa presença massiva representa uma grande oportunidade de aproximação com os fiéis.

“Planejar a comunicação da Igreja é sobre levar a Palavra onde as pessoas estão e ampliar o acesso às informações legítimas”, afirmou Bianca Torres. “Cada post, vídeo ou mensagem é uma oportunidade de evangelizar digitalmente, desde que o propósito seja o fio condutor de toda a narrativa.”

A apresentação também trouxe boas práticas de comunicação institucional e digital, incluindo orientações sobre planejamento estratégico, definição de porta-vozes, produção de conteúdo visual e combate à desinformação, um dos principais desafios contemporâneos.

“A Igreja sempre esteve na vanguarda da comunicação, do rádio à internet. Hoje, o desafio é ser presença viva e coerente nas redes, com propósito, escuta e criatividade”, destacou Beth Garcia.

Encerrando a participação, as executivas reforçaram que a comunicação é uma poderosa ferramenta de evangelização, capaz de acolher, inspirar e transformar vidas quando guiada pela fé e pelo propósito de servir.