Uma iniciativa da Pastoral da Educação – Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano – Regional I
Começaram, na noite do dia 25 do mês corrente, no Colégio Nossa Senhora das Dores, em Itabira, as aulas para o Concurso SEEMG. O minicurso, que é uma iniciativa da Pastoral da Educação, visa valorizar os profissionais da área, sobretudo os professores, dando-lhes a oportunidade de estudos para um certame que pode definir-lhes a vida profissional, concedendo-lhes mais que a simples possibilidade de efetivação na carreira; afinal, a estabilidade no trabalho é um passo para que os trabalhadores tenham uma tranquilidade maior com relação à própria vida.
A chegada ao Colégio foi bastante acolhedora. Irmã Raquel Diamantino, que faz parte da Pastoral, recepcionou os participantes ainda no portão e, já em sala de aula, deu-lhes as boas-vindas em nome da instituição escolar. Nesse primeiro encontro, muitos participantes doaram alimentos que serão, posteriormente, repassados a famílias carentes. Começando a primeira aula, os inscritos puderam aprender técnicas de escrita do texto dissertativo-argumentativo, bem como escrever o primeiro texto para avaliação. O curso continua até o dia 5 de setembro.
Além das aulas de Redação, ministradas por Maria Ruth de Castro A. Barbosa, serão oferecidas também de Português,por Vera Lúcia Rosa da Cunha Cordeiro, de Matemática, por Maria Geralda do Carmo Ferreira, de Legislação Educacional, por Andréa Aparecida Silva, e de Direitos Humanos, por Juliano R. Ávila Torre. Todos voluntários que acreditam no poder de transformação por meio da Educação e no quanto os profissionais da área devem ser valorizados.
Vale lembrar que, no último dia de encontro, o Pe. Júlio César Santos, assessor diocesano da referida pastoral, dará uma bênção especial para os professores, lembrando o quanto é importante, também, trabalhar a espiritualidade para se exercer adequadamente a profissão e estar a serviço de Deus e da sociedade.