No último sábado, 16 de agosto de 2025, os diáconos permanentes da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano se reuniram para o Terceiro Encontro Diocesano de Diáconos, realizado no Centro Diocesano de Pastoral – Arpas, em João Monlevade.
O encontro teve início com a Celebração da Santa Missa na Matriz Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelo Pe. Éfferson.
Na homilia e em sua fala aos diáconos, Dom Marco Aurélio apresentou reflexões acerca da vivência do ministério diaconal na Diocese, destacando a importância do testemunho e do serviço junto ao povo de Deus.
Em seguida, o Pe. Hideraldo, coordenador de pastoral do Regional I, juntamente com Lucimere da Silva Leão, coordenadora da Cáritas Diocesana, conduziram um momento de reflexão sobre as Pastorais Sociais, à luz das diretrizes da CNBB e do Livro da Caminhada. Foi uma oportunidade de atualização e aprofundamento, em que os diáconos puderam conhecer melhor as ações em andamento e as possibilidades de novas iniciativas nos diversos serviços, pastorais e movimentos da Igreja Diocesana.
Após o almoço, o Pe. Márcio Rodrigo Mota, Coordenador Diocesano de Pastoral, apresentou o material da 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral, atualmente em fase de escuta nas comunidades paroquiais. Padre Márcio ressaltou a necessidade da participação ativa dos diáconos nesse processo e do incentivo à corresponsabilidade do povo de Deus. Cada diácono recebeu um exemplar do material, que será trabalhado nas dimensões comunitária, paroquial, regional e diocesana.
Encerrando o encontro, o diácono Jairo, coordenador da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes (CDDP), conduziu as comunicações finais, apresentando as realizações já concretizadas neste ano e a agenda de atividades previstas até dezembro de 2025.
O encontro foi marcado pela fraternidade, oração, estudo e partilha, fortalecendo a missão diaconal na Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.