Caríssimo(a) irmão(ã), seja bem-vindo(a)!

06 de agosto de 2025

Seminaristas celebram 40 anos do COMISE no 5º COMINSE em Teresina (PI)

04/08/2025 . Igreja

De 21 a 26 de julho de 2025, a cidade de Teresina (PI) acolheu com alegria o 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE), um encontro que reuniu aproximadamente 240 seminaristas, formadores, reitores e bispos de todo o Brasil para celebrar os 40 anos do COMISE – Conselho Missionário de Seminaristas. O evento teve como tema “Discípulos Missionários de Esperança” e lema bíblico “alegrando-vos na esperança, perseverando na tribulação, assíduos na oração” (Rm 12,12), e foi um verdadeiro marco de fé, formação e fraternidade.

Tarcísio Victor, seminarista de nosso Seminário Diocesano São José, representou o Regional Leste 2 neste grande congresso, que reafirmou a centralidade da missão na vida e na formação dos futuros presbíteros. A programação foi rica em espiritualidade e formação: conferências, painéis, oficinas temáticas, momentos culturais e uma significativa ação missionária nas periferias de Teresina coroaram a experiência, reacendendo o ardor missionário e a alegria do chamado. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do novo Regimento Interno do COMISE, documento que reforça a identidade do organismo como espaço de articulação missionária no processo formativo dos seminaristas e aprofunda suas bases e diretrizes à luz do magistério da Igreja e da missão ad gentes.

Em um tempo de incertezas e desafios, os seminaristas se comprometeram a ser testemunhas da esperança e anunciadores da Boa-Nova, inspirados pela vida e palavras do Papa Francisco e pela tradição viva da Igreja em missão.

A celebração dos 40 anos do COMISE também evocou a memória de sua origem, justamente em Teresina, em 1985, como iniciativa do padre comboniano Fábio Bertagnolli, que dizia: “os seminaristas são o microfone de Deus”. Hoje, esse microfone ecoa nos cantos mais diversos da Igreja, reafirmando que a missão é eixo integrador da formação presbiteral.

Que a chama missionária vivida em Teresina continue a iluminar os passos de nossos seminaristas e de toda a Igreja do Brasil. Que todos possam, com coragem e alegria, dizer: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).